*Roberto Nunes
Gerente da área de Educação da GS1, Flávia Costa
Mais da metade das empresas pertencentes ao setor de comércio possuem um sistema de gestão, de acordo com o mais recente Diagnóstico de Automação da GS1 Brasil. Atualmente, 53% das companhias utilizam essa ferramenta para controlar suas operações com mais eficiência. Os principais dados deste estudo, que contou com a participação de 2.169 empresas, foram apresentados pela gerente da área de Educação da GS1, Flávia Costa, durante a 51ª edição da Convenção ABRAS.
O levantamento também aponta que 31% dos entrevistados possuem um sistema para gerir o relacionamento com seus clientes (Customer Relationship Management - CRM) e 29% já exploram as funcionalidades do Business Inteligence (BI) para guiar suas estratégias. O sistema de gerenciamento de armazém (Warehouse Management System - WMS) está em 16% dos comércios. Ainda no campo da logística, 62% possuem uma padronização na comunicação com fornecedores e 41% têm sistema que dispara aviso para o setor de compras conforme o estoque diminui.
Com relação à automação aplicada ao relacionamento com o cliente, 65% das empresas disponibilizam um canal de atendimento e 25% possuem tecnologias que identificam características do perfil do consumidor, como sexo, idade e preferências, por exemplo. Deste grupo, 72% utilizam essa identificação para direcionar ofertas customizadas para cada perfil. Por fim, 20% das empresas entrevistadas compartilham dados de comportamento de compra do consumidor entre os seus diferentes canais de vendas.
O estudo da GS1 Brasil também revela que 62% das empresas possuem leitor de código de barras no check-out e 26% têm os seus caixas equipados com tecnologia que os integra ao back-office da loja. Além disso, 37% conseguem visualizar as informações do seu ponto de venda remotamente, via dispositivos móveis, e 26% já realizam algum tipo de rastreabilidade dos produtos disponibilizados aos clientes.
*Roberto Nunes é repórter da revista SuperHiper, publicação oficial do setor