Da estrutura organizacional à estratégia de promoção: as possibilidades de prevenção

Leia em 2min

Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a elaboração da estrutura organizacional, gestão de estoque até novas alternativas para compra de energia

 

Por Marcelo Xavier

 

 

Da esq/ p. dir/: Ruggiero (Neogrid), Mairet (Carrefour) e Marques (CPFL)

 

A segunda metada do Workshop SuperHiper Perdas e Ganhos, ocorreu durante o período da tarde dessa terça-feira (12/09) e teve, como primeira atração, o Bloco do Conhecimento:  Transformando o Setor. Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a elaboração da estrutura organizacional, gestão de estoque até novas alternativas para compra de energia.

 

O diretor de Riscos e Perdas do Carrefour, Jérome Mairet, falou sobre a estrutura da empresa para prevenção de perdas, o que também envolve segurança do consumidor. Mairet destacou a importância de haver, por parte de toda a equipe envolvida nas ações preventivas, a compreensão de suas motivações. "No processo de engajamento dos profissionais em ações preventivas, mais importante do que saber o que fazer e como fazer, é que saibam por que estão fazendo", explica o diretor.

 

O gerente Comercial e de Aplicação da CPFL, Diogo Ricardo Marques, apresentou diversas soluções integradas em energia para alavancar a competitividade do negócio e deu, de forma clara e objetiva, sugestão para o setor economizar no consumo de energia. "No caso dos supermercados, a Energia i5 é uma boa alternativa, pois tem desconto em TUSD [Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição], gerando uma economia muito grande em cinco anos.”

 

Já o diretor de Operações para América Latina da Neogrid, Mario Sergio Ruggiero, falou sobre os impactos da ruptura no ponto de venda e os principais desafios para a indústria e o varejo. "Atitude colaborativa entre indústria e varejo é fundamental para o momento. É preciso avaliar corretamente o mix de produtos e o foco no combate a rupturas, principalmente nos produtos de alto giro.” Esse princípio se torna ainda mais importante quando se considera que o momento favorece as vendas promocionadas e que, sem uma criteriosa análise de custo, volume e margem, promoções podem até aumentar as vendas, mas, ao mesmo tempo, podem trazer prejuízo. 

 

Redação Portal ABRAS


Veja também

Brasileiro está mais preocupado com meio ambiente e bem-estar

   Felipe Mendes, da GfK   A primeira palestra realizada na Convenção ...

Veja mais
Soluções do futuro cada vez mais presentes para proporcionar ganhos ao setor

As três palestras que rechearam o bloco trataram, em síntese, de soluções para aumentar a pro...

Veja mais
A cultura certa é a que gera soluções e traz resultados

Cultura organizacional é modo como o grupo opera e interage com a finalidade de atingitr um propósito comu...

Veja mais
Fidelização, reforço de marca e crédito são armas do cartão próprio

O gerente Comercial da DM Card, Maurício Meneghetti, disse que, além de fidelizar, reforçar a marca...

Veja mais
Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras

Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de...

Veja mais
Tecnologia, educação e parcerias são estratégias para virar o jogo das perdas

Bloco do Conhecimento, que encerrou manhã de debates do Workshop SuperHiper, propôs soluções ...

Veja mais
Educação é a principal ferramenta contra perdas e desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento

Participantes do painel de abertura do Workshop SuperHiper destacam papel dos supermercados como agentes de conscientiza...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7 bilhões em perdas em 2016

Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   Presidente da ABRAS João Sa...

Veja mais
Cenário econômico impulsiona novas expectativas de consumidores e empresários

   Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   O cenário eco...

Veja mais