*Roberto Nunes
Consultora de varejo da Nielsen, Ana Szasz
Observar o cliente, com o objetivo de conhecer seus gostos e necessidades, é uma tarefa recomendada, há muitos anos, por especialistas e muito bem executada pelos varejistas. "Para o futuro, irão se destacar as empresas que, além de entender o cliente, também forem capazes de engajá-lo e interagir com ele", disse a consultora de varejo da Nielsen, Ana Szasz, em palestra realizada na 51ª Convenção Abras.
Ana defendeu o fim da massificação - tratamento único para todos os clientes - e a necessidade de o varejista compreender a pluralidade de perfis dos clientes de sua loja. "As empresas precisam saber o que eles esperam, como querem ser notados e o que valorizam; se preferem comprar pela internet e retirar na loja física, enfim, o varejo precisa ser capaz de atender a diversidade perfis do mercado de consumo."
Em 2015, segundo Ana, 75% das promoções realizadas no setor de higiene e beleza foram subsidiadas, pois se constatou que o cliente levaria o produto de qualquer maneira, ou seja, sem ou com promoção. "A cada 20 promopacks, apenas três levam o cliente a consumir mais. Por isso [para não perder dinheiro], é fundamental entender o que ele quer", conclui a consultora.
*Roberto Nunes é repórter da revista SuperHiper, publicação oficial do setor