O faturamento dos supermercados no Brasil teve uma queda de R$ 7,11 bilhões em 2016, o que representa um recuo de 2,1% na comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). No ano, o setor como um todo faturou R$ 338,7 bilhões.
Considerando a redução de quantidade de itens vendidos, os doces em geral tiveram a maior queda, com 23%.
A pesquisa também aponta que a tendência geral no ano passado foi de queda dos preços dos produtos vendidos em supermercados. Entre as maiores baixas, a do feijão foi de 21,5% e a da batata, de 22,7%. Para 2017, a previsão da ABRAS é de estabilidade dos preços dos itens da cesta básica, de maneira geral.
“Percebemos que a crise começa a demonstrar sinais de recuperação. Agora é hora de olhar para o futuro e entender o que está mudando no hábito do consumidor. Não no hábito de compra, mas realmente olhando para o consumidor, seus valores pessoais, crenças e desejos”, disse a ABRAS em apresentação dos resultados da pesquisa.
Fonte: G1