Durante a 51ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras, São Paulo/SP), realizada na capital paulista na última terça-feira (12), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Blairo Maggi, enfatizou a relação direta entre os preços dos produtos agrícolas e o bolso do consumidor.
Em sua fala ele adianta: quanto maior a produção e produtividade agrícola do Brasil, mais os preços caem, o que beneficia o setor supermercadista e, consequentemente, o consumidor. “Milho e soja mais baratos significam frango, presunto e mortadela mais baratos e isso desagua nos supermercados”, ressalta Maggi.
Maggi ainda acrescenta que a estabilidade das cotações dos alimentos também contribui para o controle da inflação, o que tem reflexos positivos no setor supermercadista.
“É preciso que o consumidor brasileiro dê crédito ao Ministério da Agricultura. Até mesmo porque tudo que passa pelos supermercados, como carnes, verduras, frutas, cereais, processados e refrigerantes, é de responsabilidade do Ministério da Agricultura", salienta o ministro.
No evento o representante do MAPA também apresentou números sobre a ocupação de área pela agropecuária brasileira: “Apenas 8% do território do país são destinados à agricultura e a pecuária ocupa 23%. O Brasil preserva, de forma natural, 71% de sua área. Do total, os produtores rurais são responsáveis por 11% da preservação, sem receber um centavo sequer”.
Na opinião dele, o mercado internacional precisa reconhecer e valorizar a agricultura sustentável brasileira. Uma das formas de isso ocorrer seria os países importadores darem preferência aos produtos agropecuários do Brasil.
Fonte: Feed&Food