Os supermercados brasileiros registraram um índice de 2,10% de perdas em 2016, o que representa R$ 7,11 bilhões do faturamento bruto do setor e um aumento de 0,14% ponto percentual em relação a 2015, de acordo com a 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, apresentada na tarde desta terça-feira (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Dentre as principais causas de perdas registradas em 2016 pelas 339 redes supermercadistas participantes estão: quebra operacional (28,6%), furto externo (18,2%), erro de inventário (14,8%), erro administrativo (8,9%), furto interno (8,3%), fornecedores (7,9%), entre outros. Em 2016, o faturamento bruto do setor alcançou R$ 338,7 bilhões, informou a entidade.
Categorias e Atividades Adotadas
Ainda segundo informações da pesquisa, os artigos que mais sofreram perdas em quantidade, no ano passado foram: doces em geral (22,6%), bebidas alcoólicas e bebidas em geral (18,2%), perfumaria (11,9%), carnes (10,7%) e desodorantes (9,1%). Já em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção de profissionais, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, e comunicação de prevenção de perdas. "Esses 17 anos de estudos tem levado as empresas a se preocupar com essas ações, de 2012 para 2016 saiu de 28% para 59,7% o número de empresas que possui uma área ou pessoa específica para cuidar de prevenção de perdas.", disse João Sanzovo Neto, presidente da Abras, durante a coletiva imprensa.
Segundo Sanzovo, quase 50% dos desperdícios de alimentos ainda está no trajeto da roça até o supermercado. "Há também um lado de logística e infraestrutura muito grande para ser trabalhado nessa luta para a redução do desperdício. Com esses resultados percebemos que temos ainda muito trabalho pela frente como setor, como empresários, em busca de rentabilidade e rendimentos para crescimento mas muito trabalho também como cidadãos como responsabilidade social.", comenta.
Setor Supermercadista Estima Crescer 1,5% em Vendas
Em julho, a Entidade anunciou que estima uma melhora nas vendas reais em 2017, elevando sua projeção de crescimento no ano para 1,5%, ante alta de 1,3% esperada no início do ano, em linha com as expectativas de queda de juros e da inflação. "O cenário brasileiro atual nos leva a ficar otimistas, principalmente em relação a recuperação do emprego, que para o setor supermercadista representa um aumento na renda e a possibilidade de um maior poder de compra do consumidor", finalizou o presidente.
Fonte: Giro News