A GfK, empresa de pesquisa de comportamento de consumo, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), constatou em estudo recente uma contínua evolução na confiança dos supermercadistas do Brasil para os próximos meses, patamar que passou de 46% para 64%.
Segundo a pesquisa, a expectativa do varejista deve continuar em ascensão gradativa ao longo do tempo, o que deve proporcionar novos investimentos ao comércio. Além disso, o estudo revelou que, caso não existam alterações nas alíquotas tributárias, até o final do ano, os preços da Cesta Básica deverão ficar estáveis e com poucas oscilações em alguns produtos sazonais.
Na opinião do diretor executivo da GfK e coordenador do estudo, Marco Aurélio Lima, esses números refletem uma significativa retomada no ânimo dos empresários. “Sem dúvida, é um sinal que poderá trazer otimismo para o setor supermercadista. Devemos ter um segundo semestre mais aquecido que em 2016”, analisa o executivo.
Em contrapartida, alguns itens que compõem a cesta Abrasmercado registraram queda de preços bastante expressiva nos últimos meses. É o caso, por exemplo, do feijão, com queda de 21,5%, do arroz (-16,2%), da batata (-22,7%) e de quase todos os tipos de carnes.
O estudo comprovou também que mudanças genuínas no comportamento dos consumidores estão se tornando fatores bastante influentes para o futuro do mercado. Atualmente, existe uma grande preocupação por parte do consumidor em relação ao impacto ambiental e ao que está sendo consumido. Por esse motivo, as empresas estão cada vez mais atentas às suas responsabilidades ambientais, rótulos, ingredientes e saudabilidade.
Fonte: Revista Super Varejo