Otimismo marca a abertura da Convenção ABRAS 2017

Leia em 4min 10s

A abertura oficial da Convenção ABRAS 2017 reuniu mais de 700 líderes do setor supermercadista na noite desta terça-feira, 12, em Atibaia – SP. Estiveram presentes também diversos representantes do governo federal e estadual, além de membros da Unecs – União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços. O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, abriu a cerimônia destacando a proposta do evento, que é levar conhecimento ao setor. “É preciso olhar para o futuro que está chegando e melhorar nossos resultados. Já há sinais concretos de que dias melhores virão”, disse. O presidente da CACB, George Pinheiro, prestigiou o evento.

 

No discurso, ele enalteceu a maior vitória do setor neste ano, que foi o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial da economia, em decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, em agosto. “É uma grande conquista. Uma luta que começou há 20 anos e que, finalmente, vencemos”, afirmou.

Sanzovo também destacou a intensa atuação do deputado Rogério Marinho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo – CSE, e de Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para que o decreto fosse assinado pelo presidente Temer. Ambos foram homenageados.

 

“O reconhecimento do setor como atividade essencial é um divisor de águas. É um reconhecimento daquilo que já existe na realidade. Por isso, não foi difícil convencer o presidente da República a assinar o decreto. Na verdade, ele reconheceu a importância de um setor que hoje gera milhões de empregos no país”, afirmou Marcelo Maia.

 

Rogério Marinho agradeceu a homenagem e fez questão de destacar também a atuação da Unecs. “Essa união deu força ao setor de comércio e serviços e muitas conquistas ainda virão”, disse. Falando diretamente aos supermercadistas, ele enfatizou a relevância da atividade e o quanto ela contribuiu para a economia. “Vocês são o sal da nossa terra. O sal que vai fazer o país crescer.”

 

Presidente da Abad fala em nome da Unecs

 

Representando o coordenador da Unecs – União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços, Honório Pinheiro (CNDL), na abertura da 51ª Convenção Abras, realizada nesta terça-feira (12), o presidente Emerson Destro reforçou a necessidade da coesão dos setores de Comércio e Serviços e destacou os sucessos já alcançados pela entidade no âmbito legislativo com o apoio da CSE – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo.

 

Em seu discurso, Destro relembrou brevemente as origens da Unecs, a partir do convite feito pelo então presidente da Abras, Fernando Yamada, até a inauguração da sede do Instituto Unecs, em abril deste ano. Destacou também a força e os números superlativos dos setores representados, que correspondem a 15% do PIB e 22% das vagas formais de trabalho do país, além de comemorar sucessos recentes da mobilização conjunta, como a aprovação da lei da gorjeta e o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial.

 

“Também temos conseguido mobilizar nossas bases estaduais, com sucesso, para apoiar as reformas que consideramos essenciais para o país, como a lei da terceirização e a modernização trabalhista”, pontuou Destro, acrescentando que as entidades integrantes da Unecs devem continuar a buscar junto aos parlamentares de todos os estados brasileiros um posicionamento favorável à aprovação das reformas que ainda virão, como a tributária e a previdenciária, “as quais têm o poder de reescrever o futuro deste país”.

 

O discurso frisou a importância da mobilização das empresas para a recuperação econômica a para o desenvolvimento do Brasil: “Acreditamos na força da iniciativa privada e do empreendedorismo. Não queremos um país de benesses para poucos, queremos um país que seja bom para todos os que trabalham e produzem, para os que geram emprego e renda, para os que buscam eficiência, inovam e trazem melhorias ao ambiente de negócios, fazendo o Brasil avançar. Todos nós, empresários, empresas, sociedade, podemos e devemos ser protagonistas de um Brasil novo. Para isso, precisamos nos mobilizar, e essa é a bandeira da Unecs”.

 

A solenidade teve também a ilustre presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, representando o governo federal; José Luiz Ribeiro, secretário do Emprego e Relações de Trabalho, representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; Caue Macris, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; e Orlando Morando Júnior, supermercadista e prefeito de São Bernardo do Campo. Emerson Destro e George Pinheiro representaram a Unecs.

A 51ª edição da Convenção ABRAS acontecerá até 14 de setembro no Bourbon Convention & Resort. Conhecida como o maior evento de líderes supermercadistas do Brasil, que engloba também a Exposição e Feira de Tecnologia, a Convenção traz este ano o tema Mudanças – Vamos juntos!

 

 

Fonte: CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil 


Veja também

Supermercados registram R$ 7,11 bilhões em perdas em 2016, revela Abras

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em razão de fur...

Veja mais
Expectativa dos supermercadistas cresce para o próximo semestre

A GfK, empresa de pesquisa de comportamento de consumo, em parceria com a Associação Brasileira de Superme...

Veja mais
Brasileiro está mais preocupado com meio ambiente e bem-estar

A primeira palestra realizada na Convenção Abras 2017, na manhã de hoje (13), realizada pelo direto...

Veja mais
Presidente da Abras espera fechar 2017 “perto da estabilidade”

As vendas dos supermercados medidas pela quantidade de produtos comercializados devem ficar perto da estabilidade em 201...

Veja mais
Cresce a expectativa dos supermercadistas para os próximos seis meses de 2017

A GfK, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa de comportamento de consumo do mundo, em parceria com a Associa&cce...

Veja mais
Governo Federal quer recompensa por preservar meio ambiente

Atibaia (SP) - Poucos dias depois de boa parte do mundo virar os olhos para a Amazônia brasileira em virtude da po...

Veja mais
Em convenção da Abras, ministro destaca importância da agropecuária no controle da inflação

Quanto maior a produção e produtividade agrícola do Brasil, mais os preços caem, o que benef...

Veja mais
Sociólogo pede que empresários não 'partam para o revanchismo'

Atibaia - Os empresários não devem "partir para o revanchismo" em negociações trabalhistas a...

Veja mais
Último painel da Convenção ABRAS traz tendências e desafios para 2020

        Redução de perdas, tecnologia, entendimento do consumidor...

Veja mais