A primeira palestra realizada na Convenção Abras 2017, na manhã de hoje (13), realizada pelo diretor-geral da GfK, Felipe Mendes, tratou da crescente importância que tem sido dada, pelo brasileiro, a questões ambientais e de bem-estar individual.
Segundo ele, atualmente, 63% dos brasileiros consideram que a responsabilidade socioambiental deve fazer parte da cultura das empresas. “No Brasil, a preocupação das pessoas com o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos e já supera em 10 pontos percentuais (p.p.) a média global”, disse, Felipe Mendes. “Essa nova consciência já está mudando a forma como o consumidor interage com as marcas e produtos.”
Dentre as movimentações classificadas pela GfK como tendências, o executivo destacou ainda que as mudanças mais acentuadas nos últimos cinco anos, além da questão ambiental, estão relacionadas à busca por bem-estar e maior preocupação com proteção e segurança. No consumo, isso se reflete, por exemplo, na adoção de uma alimentação mais saudável e de hábitos simples, como ler com mais atenção os rótulos dos produtos.
“Outra questão que vem sendo mais valorizada no Brasil é a experiência de compra, tema que já vem sendo amplamente debatido pelo varejo. Nesse sentido, a economia de tempo e de dinheiro é a nova linguagem do consumidor”, concluiu Mendes.
Fonte: Acaps - Associação Capixaba de Supermercados