A confiança dos varejistas para os próximos meses saltou de 46% para 64% no mês de agosto, comparado com o mês de junho deste ano - avanço de 18%. Os comerciantes que têm uma expectativa igual representam 21% e os que têm uma opinião negativa são 15%. O levantamento foi realizado pela GfK, empresa de pesquisa de comportamento de consumo, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Preços dos Alimentos
Ainda segundo a pesquisa, alguns itens apresentaram queda de preços caso do feijão (- 21,5%), arroz (-16,2%) e batata (-22,7%). As regiões que tiveram as maiores quedas foram Cuiabá (-13,6%), Goiânia (-8,3%) e Grande Rio de Janeiro (-8,2%). Em 2017, os principais ingredientes do conhecido "prato feito" ficaram 18% mais baratos.
Comportamento do Consumidor
O estudo ainda expõe mudanças no comportamento dos consumidores. Segundo a GfK, 69% realizam pesquisas online sobre os produtos e 64% dizem utilizar os serviços online para comparar preços entre diferentes lojas. Entre os consumidores, 56% usam o Google ou outras ferramentas de busca para encontrarem o que precisa e 57% afirmam comprar pela internet em lojas especificas e de sua confiança.
Fonte: Giro New