Agas lança programa para monitorar uso de agrotóxicos em alimentos

Leia em 2min 30s

Com o objetivo de rastrear e monitorar o uso de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes nos supermercados, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançaram nesta quarta-feira o programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama).

 

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, disse que o programa vai buscar a qualificação de mais de 250 produtores rurais. “Os supermercados sabem comprar e vender, mas não sabemos produzir e nem manipular produtos. O nosso objetivo é que toda a cadeia tenha consciência de seguir normas e regras”, destacou. Segundo Longo, a ideia é que todos os supermercados tenham disponibilidade de ter produtos rastreados .

 

O superintendente da Abras, Márcio Milan, ressaltou que os benefícios do Rama estão na identificação de produtos, regiões e princípios ativos relativos aos problemas de contaminação por resíduos de agrotóxicos identificados pelas análises e no desenvolvimento do setor produtivo por meio de ações de orientação e capacitação de produtores e fornecedores de alimentos perecíveis para diminuição da incidência de contaminações por agrotóxicos nos produtos.

 

Conforme Milan, o Rama é um programa de rastreamento e monitoramento de frutas, legumes e verduras idealizado pela Abras, de adesão voluntária, que fomenta as boas práticas agrícolas, acompanhando as tendências mundiais do setor varejista na atenção à segurança dos alimentos oferecidos aos seus consumidores. “O nosso objetivo é a valorização do produtor, do distribuidor e do supermercado, e claro o aumento da confiança dos consumidores com a entrega de produtos com maior qualidade”, acrescentou.

 

O projeto incentiva boas práticas agrícolas, acompanhando as tendências mundiais do setor varejista na atenção à segurança dos alimentos oferecidos aos seus consumidores e tem adesão voluntária pelos supermercadistas. As empresas participantes têm acesso a um conjunto de informações que permite a orientação e o desenvolvimento consciente de seus fornecedores para a promoção e a comercialização de alimentos de qualidade.

 

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o Programa Rama está alinhado às estratégias públicas e privadas para o desenvolvimento sustentável da cadeia de abastecimento. “A Agas já está realizando uma série de outras ações em parceria com instituições como o Sebrae/RS, a Ceasa, a Farsul, a Fepagro, a Fetag e o Governo do Estado para aprimorar a cadeia do FLV. Atualmente, mais de 200 produtores rurais que fornecem para o setor no Estado estão participando de um grande programa de qualificação em gestão, através do Programa Juntos para Competir”, lembra.

 

“O Rama atende a uma necessidade crescente de monitoramento da cadeia de abastecimento, tendo os resíduos de agrotóxicos nos produtos frutas, legumes e verduras como ponto de partida, buscando informações de identificação da origem e o percurso percorrido pelo alimento ao longo da cadeia”, conclui.

 

O Programa rastreou 618 mil toneladas de alimentos no primeiro semestre de 2017, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2016.

 

 

Fonte: Sucesso no Campo


Veja também

Programa de monitoramento de frutas e verduras chega no RS

O Rio Grande do Sul passa a contar com uma nova ferramenta de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros no varejo. O progr...

Veja mais
ABRAS divulga indicadores do setor e Pesquisa Natal 2017 no dia 30/10

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza coletiva de imprensa, na próxima segunda-f...

Veja mais
Programa RAMA é lançado no Rio Grande do Sul

    A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lançou o Programa de Ras...

Veja mais
Programa vai fiscalizar agrotóxicos para garantir FLV saudáveis nas prateleiras

A exigência do consumidor por produtos mais seguros e saudáveis levou a Associação Gaú...

Veja mais
Agas lança programa para monitorar agrotóxicos em alimentos nos supermercados

Com o objetivo de rastrear e monitorar o uso de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes nos supermercados do Ri...

Veja mais
Com programa Rama, supermercados vão rastrear hortigranjeiros

Responsável por 9% do faturamento dos supermercados gaúcho, o segmento chamado de FLV (frutas, legumes e v...

Veja mais
AGAS lança programa de rastreabilidade para monitorar FLV no RS

A AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) lançou ontem, um programa de segurança al...

Veja mais
Relatores debatem reformas estruturantes no 3º Fórum Nacional do Comércio

       Os principais pontos pertinentes as reformas trabalhista, previdenci&a...

Veja mais
Diretoria da ABRAS participa de reunião na Coca-Cola

         O presidente da Associação Brasileira de Supermerc...

Veja mais