O Rio Grande do Sul passa a contar com uma nova ferramenta de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros no varejo. O programa RAMA é resultado da união entre Associação Gaúcha de Supermercados e a Associação Brasileira do Setor. O programa de monitoramento de frutas, legumes e verduras fomenta as boas práticas agrícolas e de adesão voluntária. Segundo o superintendente da Abras e coordenador do Programa, Marcio Milan, a intenção é garantir a segurança alimentar aos consumidores gaúchos. Ele ainda explica como será feita as análises. “O produtor recebe o resultado, o supermercado e a gestora também recebe o resultado. A grande diferença é que se houver alguma inconformidade nas análises, imediatamente o produtor é acionada para apresentar um plano de correção”, diz Milan.
O presidente da Agas, Antônio Cesar Longo, ressaltou que o programa é mais uma ação para garantir a qualidade dos hortifrutigranjeiros comercializados nos supermercados do Estado: “É que toda a cadeia tenha essa consciência de seguir normas e regras, acreditamos que o setor pode contar com uma parceira, os custos estão acessíveis e nosso objetivo é que todos os supermercados possam ter produtos rastreados”.
Segundo dados da Abras, a participação dos hortifrútis em 2016 representa 9,1% no faturamento do setor. No mesmo ano 1,2 milhão toneladas de frutas, legumes e verduras foram rastreadas. Segundo a Abras, o objetivo é fechar o ano com um incremento de 6,5%.
Fonte: Band.com.br