A expectativa em torno da Black Friday afetou as vendas dos supermercados em outubro, quando as empresas registraram queda na demanda, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Isso aumenta a pressão sobre desempenho das redes no último bimestre do ano. Varejistas já discutem mudanças na data da liquidação, que ocorre em novembro. Há alguns anos, o consumidor tem adiado parte das compras nas semanas anteriores ao evento promocional.
A Abras informou que em outubro as vendas do setor em valores reais (deflacionadas pelo IPCA) caíram 0,65% sobre o mês de setembro. Houve queda de 0,84% em relação ao mesmo mês de 2016. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 0,23% em relação a setembro e, quando comparadas a outubro do ano anterior, houve alta de 1,86%.
No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 4,52% e, em termos reais, subiram 0,9%.
É possível ver de forma mais clara o efeito da Black Friday nos números do ano ao se avaliar, isoladamente, o acumulado até setembro. Nos nove primeiros meses de 2017, as vendas reais registravam alta de cerca de 1,1% ante igual período do ano anterior, mas a taxa cai para 0,9% incluindo outubro.
A desaceleração também é verificada em termos nominais: até setembro as vendas subiam 4,84%. De janeiro a outubro, a taxa acumulada cai para 4,52%.
Isso obriga as redes a terem que recuperar o desempenho ainda no quarto trimestre, aumentando a necessidade de bons resultados entre novembro e dezembro. Neste ano, os descontos nos sites dos supermercados chegaram a 60% na Black Friday. Algumas redes estenderam as ações promocionais para todo o mês de novembro.
Em nota ontem, o comando da Abras destacou o efeito negativo da Black Friday sobre as vendas das lojas em outubro. "Como outubro antecede a Black Friday, os consumidores aguardam as promoções e postergam as suas compras, principalmente de produtos de maior valor", afirmou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Bebidas alcoólicas e itens eletrônicos são mais afetados pelo adiamento.
Varejistas começaram a debater este ano mudança na data da Black Friday para a edição de 2018. A promoção pode ser antecipada de novembro para setembro, segundo conversas iniciais de grandes rede. O principal impedimento é que em novembro há a primeira parcela do décimo terceiro salário, o que ajuda a sustentar as vendas.
Fonte: Valor Econômico