Em outubro as vendas do setor supermercadista em valores reais (deflacionadas pelo IPCA/IBGE) apresentaram queda de 0,65% na comparação com o mês de setembro. Também houve queda de 0,84% em relação ao mesmo mês do ano de 2016, informou em comunicado a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 0,23% em relação ao mês de setembro e, quando comparadas a outubro do ano anterior, houve alta de 1,86%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 4,52% e, em termos reais, subiram 0,9%.
Em nota, o comando da Abras destacou efeito negativo da Black Friday sobre as vendas das lojas em outubro. Na visão da entidade, o evento em novembro fez o consumidor adiar as compras e isso afetou a demanda em outubro. "Como outubro antecede a Black Friday, os consumidores aguardam as promoções e postergam as suas compras, principalmente de produtos de maior valor", disse em nota o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto.
Fonte: Valor Econômico