Em um ano marcado por inflação em baixa, as vendas nos supermercados voltaram a crescer em 2017. Porém, a alta veio em ritmo menor do que era projetado pelo setor, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No ano passado, houve alta de 1,25% nas vendas, contrariando a previsão de 1,5% feita em julho, posteriormente revisava para 1,3%. O avanço também foi menor que o do ano anterior, quando as vendas subiram 1,58% - recuperando parte da queda de 1,9% de 2015. Para 2018, a associação que representa o setor espera avanço de 3%.
As variações foram calculadas considerando a inflação do ano passado medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou seja, representam a variação real do desempenho das vendas.
"É certo que as vendas do setor conseguiram atingir um resultado acima de outros segmentos da economia brasileira em 2017", disse em nota o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.
Ao longo do ano, o mês que representou o período de maior dificuldade para o setor foi março, quando houve queda de 1,4% nas vendas no acumulado do ano, na comparação com 2016. Já a maior alta foi registrada em dezembro, com avanço de 1,25% das vendas.
Os produtos que mais subiram e os que mais caíram
A pesquisa da Abras mostra ainda as maiores altas e baixas de faturamento em 2017 considerando os produtos vendidos.
Fonte: G1