O faturamento dos supermercados brasileiros cresceu um virgula 25 por cento no ano passado comparado com 2016.
O balanço foi feito pela ABRAS, a Associação Brasileira de Supermercados.
Mas o resultado ficou abaixo do esperado. A previsão inicial, chegou a ser de um crescimento de um virgula oito por cento e foi rebaixada para um virgula cinco porcento.
Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, uma forte queda nos preços de produtos básicos como arroz, feijão, açúcar e farinha, pegou o setor de surpresa e dificultou o faturamento
Em 2017, o preço da cesta de produtos mais vendidos pelos supermercados brasileiros caiu sete por cento comparado com 2016. O preço médio caiu de 483 reais para 449. Só o feijão, registrou uma queda de preço de 39 por cento. Para Sanzovo, a recessão da economia e a queda de preços de alimentos no mercado internacional, as commodities agrícolas, contribuiram para a deflação. Para 2018, a ABRAS prevê um crescimento de 3 por cento para o setor.
Fonte: Agência Brasil (EBC)