Perdas em supermercados somam R$ 7,1 bi anualmente

Leia em 3min 10s

Todos os anos os supermercados brasileiros têm um prejuízo de cerca de R$ 7,1 bilhões em decorrência de diferentes formas de perdas. O impacto chega a 2,1% do faturamento bruto do setor e o número é superior ao faturamento de R$ 5 bilhões registrado pela maior empresa supermercadista brasileira com capital 100% nacional e muito próximo do faturamento do terceiro maior grupo supermercadista nacional, que foi de R$ 9 bilhões em 2016. Os dados mais recentes são relativos a 2016, divulgados por pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e preocupam especialistas e diretores de estabelecimentos.

 

A logística de frutas, legumes e verduras (FLV) é a apontada como a área que mais apresenta problemas de desperdício segundo o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala. A baixa durabilidade dos produtos, o transporte e manuseio inadequados tanto nos estabelecimentos quanto por parte dos consumidores, são as dificuldades mais comuns de acordo com ele. “Temos certeza da necessidade de melhorar a condição de manuseio desses produtos, além de investimentos no sistema de transporte e no treinamento de funcionários para que eles tenham a consciência voltada para o não desperdício”, afirmou Claret.

 

Fórum – Buscando soluções e ações para diminuir as perdas, além da conscientização de empresários, gestores e colaboradores sobre o assunto, a Amis organiza, hoje, um Fórum de Prevenção de Perdas, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Com o tema, “Os Desafios da Prevenção de Perdas no Varejo - Como trabalhar essa área e aumentar a rentabilidade na sua empresa”, a quinta edição do evento acontece das 8h30 às 17h e pretende reunir cerca de 100 empresários e profissionais da área para abordar estratégias que ajudem os gestores a alcançar resultados, além de mostrar os impactos de um trabalho que gere aumento de margem para as empresas.

 

O diferencial do fórum neste ano é o talk show com grandes nomes do varejo de Minas Gerais, entre eles o gestor do Verdemar Padaria e Supermercado e presidente da Amis, Alexandre Poni; a diretora de risco corporativo da Drogaria Araujo, Cristiana Araujo; O CEO do Grupo Super Nosso, Euler Nejm Fuad; o gestor do 2B Supermercados, Gilson Lopes e o gestor da rede Super Luna Supermercados, Navarro Cândido. Em pauta, estão exemplos de como essas empresas conseguiram minimizar os problemas, além do compartilhamento de estratégias adotadas para a prevenção de perdas.

 

“O talk show é um ponto positivo do encontro deste ano. Empresários de ponta vão discutir atualidades, observar a evolução das novidades implantadas pelas empresas, além de apresentar e avaliar modelos que podem ser usados por outros estabelecimentos”, ressaltou Claret.

 

A programação conta também com palestras sobre os supermercados e a redução do desperdício; a estruturação e manutenção do departamento de Prevenção de Perdas; além da parceria estratégica entre a Educação Corporativa e a área de Prevenção de Perdas para gerar valor ao negócio. Entre os palestrantes estão o administrador e superintendente da Abras, Márcio Milan; a coordenadora do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos da Abras, Mônica Reimberg e a coordenadora de Educação Corporativa na Cooperativa de Consumo de São Paulo (Coop), Andréa Maia.

 

“O debate é focado nos principais desafios e na prevenção de perda no varejo. Vamos discutir pontos importantes em relação ao que os supermercados podem fazer para evitar o desperdício e o que as empresas têm feito durante o processo de perceber que é possível minimizar esse impacto”, disse Claret.

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas


Veja também

Convenção ABRAS começa na próxima segunda-feira no RJ

  Última edição da Convenção ABRAS, realizada em 2017   ...

Veja mais
Feira de Tecnologia da Convenção ABRAS começa no dia 19

Última edição da Feira e Exposição de Tecnologia da Convenção ABRAS, e...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018 contará com parceiros de importantes empresas

   A 52ª edição da Convenção ABRAS, que será realizad...

Veja mais
52ª edição da Convenção ABRAS começa no dia 19 de março no RJ

     A 52ª Convenção ABRAS começa no próximo dia 19 de ...

Veja mais
Palestrante internacional fala da união do varejo on-line e off-line na Convenção ABRAS

Matthew Brennan, palestrante da 52ª edição da Convenção ABRAS    ...

Veja mais
Super Rio Expofood começa no dia 20 de março

   A 30ª edição da Super Rio Expofood será realizada de 20 a 22 de ...

Veja mais
Nova diretoria da CNDL e SPC Brasil toma possa em evento na capital federal

Cerimônia de posse da CNDL e SPC Brasil na capital federal    da esq. p/ a dir. ...

Veja mais
Presidente do Sebrae participa de encontro com os presidentes da Unecs

Os presidentes das sete instituições que compõem a União Nacional das Entidades do Com&eacut...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de reunião da UNECS em Brasília

    Reunião da UNECS realizada hoje (6/3), na capital federal     ...

Veja mais