Fórum de Prevenção de Perdas da AMIS aponta desafios e perspectivas

Leia em 3min 40s

5º Fórum de Prevenção de Perdas 

 

Superintendente da (ABRAS), Márcio Milan

 

O 5º Fórum de Prevenção de Perdas realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), na terça (12), destacou a importância do setor de  RH na implantação e mudança de cultura organizacional atrelado ao setor de prevenção de perdas da empresa. 

O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Márcio Milan, abriu o ciclo de palestras falando sobre perdas nos supermercados com base em números por categorias como o setor de FLV sendo o maior responsável, seguido pela padaria e confeitaria, rotisseria, peixaria, entre outros.


Milan falou  ainda da expectativa do índice de redução de perdas para o setor, que espera alcançar algo na casa dos 1,5% até 2020. Atualmente, esse número é de 2,1%.  “Hoje, o nosso maior desafio nos supermercados é alcançar um índice de redução de perdas para próximo de 1,8% e até 2020 alcançar 1,5%.”, disse.

 

Em seguida, a coordenadora do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios da ABRAS, Mônica Reimberg apresentou o caso de sucesso sobre a implantação do departamento de prevenção de perdas no Sonda Supermercados. Ela falou do denvolvimento de outros setores para a mudança de cultura dos colaboradores, principalmente do apoio da direção da empresa.  “Se não tivesse a mão dos donos da empresa, a implantação do setor de prevenção de perdas não seria possível. Para isso foi necessário a apresentação de  indicadores da loja para que a empresa estruturasse, principalmente com apoio do setor de RH, o setor de prevenção de perdas”, afirma Mônica.

 

Encerrando o ciclo de palestra, a coordenadora de educação corporativa da Cooperativa de Consumo de São Paulo ( Coop), Andrea Maia, abordou a importância do setor de RH na gestão de pessoas no departamento de Prevenção de Perdas, a importância de líderes formar outros líderes por meio do programa “Humanizar”, que visa capacitar seus colaboradores através das escolas do varejo,  cooperativismo, escola de liderança e a escola de gestão, com o intuito de transmitir  para seus funcionários a missão da empresa, atrelada ao setor de Prevenção de Perdas como aliado no processo. “ Nós criamos quatro escolas para qualificar o nosso colaborador quanto à cultura organizacional da Coop, buscando criar líderes na equipe que possam contribuir para a categoria em que ele é responsável”, conclui Andréa.

 

Talk Show

A programação prosseguiu com um talk show que contou com a participação de grandes empresários de Minas Gerais. Entre eles o diretor do Verdemar Padaria e Supermercado e presidente da AMIS, Alexandre Poni; a diretora de risco corporativo da Drogaria Araujo, Cristiana Araujo; o diretor comercial e de operações do Grupo Super Nosso, Rodolfo Njem; o diretor do 2B Supermercados e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sinconvaga), Gilson Lopes e o diretor da rede Super Luna Supermercados, Navarro Candido.

 

O debate foi moderado pelo diretor de Prevenção de Perdas e Inovação na Tyco / Johnson Controls, Carlos Eduardo Santos, que conduziu a pauta referente à ruptura e quebras operacionais em supermercados. Constatado como principal motivo de perda nos supermercados, a data de validade dos produtos corresponde a grande parcela entre diversos motivos entre as quebras operacionais.

 

Para Alexandre Poni, a prevenção de quebras vai além da realização de inventários, considerando esta, mais uma ferramenta, mas enfatiza que o mais importante está na negociação junto ao fornecedor. “Inventário é um complemento para contribuir na prevenção de perdas, mas é uma questão que vai muito além. Não basta simplesmente negociar preço e carga, é preciso também alinhar a data de entrega junto ao fornecedor, pois pode acontecer de atrasar e com isso acabamos perdendo o tempo de durabilidade daquele produto na gôndola”, disse Poni.

 

A questão de perdas foi debatida e colocada como um desafio constante no varejo, mas que deve ser aos poucos solucionada, através de indicadores que possam balizar no controle de estoque das empresas.

 

 

Fonte: Associação Mineira de Supermercados (AMIS)


 


Veja também

Grandes nomes do setor debatem os desafios e tendências na 30ª Super Rio Expofood

Grandes nomes do varejo nacional estarão na 30ª Super Rio Expofood, a segunda maior feira de negócios...

Veja mais
ABRAS divulga faturamento das maiores empresas supermercadistas do País

   Última edição da coletiva da Convenção ABRAS, realizada em 20...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018 no Riocentro

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) completa 50 anos este ano e promete realizar o maior enco...

Veja mais
ABRAS e ASSERJ divulgam as 20 maiores empresas supermercadistas do Brasil

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação de Supermercados do Estado d...

Veja mais
Balanço do Programa RAMA será divulgado no dia 19/3

  O balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da Associaç&...

Veja mais
Convenção ABRAS começa na próxima segunda-feira no RJ

  Última edição da Convenção ABRAS, realizada em 2017   ...

Veja mais
Feira de Tecnologia da Convenção ABRAS começa no dia 19

Última edição da Feira e Exposição de Tecnologia da Convenção ABRAS, e...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018 contará com parceiros de importantes empresas

   A 52ª edição da Convenção ABRAS, que será realizad...

Veja mais
Perdas em supermercados somam R$ 7,1 bi anualmente

Todos os anos os supermercados brasileiros têm um prejuízo de cerca de R$ 7,1 bilhões em decorr&ecir...

Veja mais