Wagner Hilário, Rio de Janeiro
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da GS1l, Marina Pereira,
A terceira escala de palestras do segundo dia da Convenção Abras 2018 foi aberta pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), Marina Pereira, que falou sobre “O novo consumidor brasileiro e o fluxo de informações de produtos”.
Marina enfatizou o estudo da GS1 que trata de tendências, sobretudo no mercado de consumo. De acordo com ela, 40% dos brasileiros buscam, no celular, informações sobre produtos que pretendem comprar. “O celular é quase uma extensão do nosso corpo”, disse.
A executiva da entidade mostrou que, pelo acesso a uma infindável quantidade de dados, a GS1 consegue gerar, permanentemente, conhecimento para melhorar os padrões dos sistemas de integração, a eficiência da cadeia de suprimentos e para produzir estudos e índices cujos resultados são valiosos para o mercado.
Nesse sentido, a executiva da GS1 Brasil destacou a importância do cadastro, que, se bem-feito, garante um bom trabalho de automação e fluidez das informações corretas por toda a cadeia de informações, assegurando melhor controle de estoques e disponibilidade de produtos.
“A GS1 Brasil também disponibiliza o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), cujas fontes de informação são as indústrias produtoras. É um banco de dados importante para garantir que as empresas usem o mesmo cadastro, facilitem a automação e o fluxo dos produtos na cadeia.”
Marina também abordou o valor do omnichannel, tratando da necessidade de as empresas estarem, de forma coerente, em todos os canais de contato com os clientes. “O consumidor busca, sobretudo, facilidade, por isso, as informações precisam fluir em todos os canais. Ele quer facilidade para encontrar o que procura, para efetuar os pagamentos e para adquirir os itens.”
A executiva ainda falou dos estudos que a empresa desenvolve, como Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, que mede a quantidade de lançamentos e inovações feitos pela indústria, e o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, uma espécie de “diagnóstico do uso da automação por empresas e consumidores”.
Wagner Hilário é editor da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS.