Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a PariPassu promovem o II Worshop da Cadeia Produtiva de SC. Será nesta terça-feira, dia 28 de agosto de 2018, às 08h30 no auditório da Fecomércio/SC (Rua Felipe Schmidt 785 - Centro - Florianópolis/SC). Esta atividade tem participação gratuita e objetiva disseminar e fortalecer boas práticas agrícolas na cadeia produtiva de alimentos.
O evento dá continuidade à parceria entre as entidades para melhorar a qualificação de produtos hortifrútis colocados à disposição dos consumidores. O projeto tem a inserção do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA) da Abras com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, e conduzido pela ACATS de forma pioneira em Santa Catarina, e que já está sendo implementado em outros estados.
Esse processo acontece através da cooperação técnica entre as entidades objetivando a disseminação de boas práticas agrícolas nas cadeias produtivas de alimentos.
O diretor executivo Antônio Carlos Poletini alertou para o aspecto mais positivo desta mobilização e que é considerado um grande avanço em todo o ciclo da cadeia produtiva de alimentos. "A prioridade é o consumidor final, mas a grande vantagem é que todos os integrantes desta cadeia são beneficiados direta ou indiretamente com novas tecnologias e ganhos de produtividade e de qualidade do produto final que vai para a mesa dos consumidores."
Uma iniciativa da ACATS foi a de firmar um convênio com o Governo do Estado por meio da sua estrutura para o setor agrícola (Secretaria de Estado da Agricultura, Cidasc - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, e Epagri - Epagri - Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca) para impulsionar o alcance do programa Alimento Sustentável, de rastreabilidade de alimentos, que já integra centenas de produtores rurais e redes supermercadistas de todo o Estado, e que está em franco desenvolvimento.
Fonte: Assessoria de comunicação da ACATS