SÃO PAULO - Os supermercados brasileiros conseguiram reduzir levemente o seu índice de perdas em 2017, para 1,82% do faturamento do setor. No ano anterior, o patamar ficou em 2,1%.
Os números foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). Em números absolutos, as perdas totalizaram R$ 6,4 bilhões no ano passado, ante R$ 7,11 bilhões em 2016.
A pesquisa, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), aponta como principal causa das perdas a "quebra operacional", com 36% das respostas. Nesse quesito estão incluídas avarias causadas aos produtos durante a operação, como manuseio incorreto, violação de embalagens, transporte ou acondicionamento inadequado.
Outras causas de perdas mencionadas pelos supermercados são furto externo (com 15%), erro de inventário (15%), e furto interno (10%), entre outros.
O levantamento ouviu 218 redes supermercadistas, que somam 2.335 lojas no país. Dentre os entrevistados, 68% possuem área de prevenção de perdas -- patamar superior ao de 2016, quando 59,7% das redes consultadas investiam em prevenção.
Os recursos mais citados para evitar esses problemas são monitoramento por câmeras, alarmes de acesso, coletor de dados para a realização de inventário, e radiocomunicador, entre outros.
Segundo a Abras, em 2017, os supermercados perderam R$ 3,9 bilhões nas seções de açougue, frutas, legumes e verduras, padaria e peixaria -- patamar próximo ao do ano anterior.
Fonte: Valor Econômico