32ª Superminas chega ao fim nesta quinta, com volume de negócios estimado em R$ 1,8 bilhão

Leia em 5min


 

  
 

 

 

 
   
   
   
Será encerrada às 21h desta quinta-feira (18), na Expominas, em Belo Horizonte, a 32ª edição da Superminas. O evento, que reúne as principais empresas dos segmentos supermercadista e da panificação do país, é organizado de forma conjunta pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).

 


Desde a abertura da Superminas 2018, no início da tarde da última terça-feira, participantes de 650 cidades mineiras e de praticamente todos os estados brasileiros contaram com uma programação ampla, entre feira de expositores e mais de 70 eventos técnicos, como palestras, workshops, aulas show e rodadas de negócios.

Conforme números registrados até o momento, a projeção é que o público total chegue a cerca de 55 mil participantes. Com 484 expositores, a Superminas deverá totalizar R$ 1,86 bilhão em negócios concluídos durante a feira ou iniciados para posterior fechamento.


Como um evento que antecipa as tendências de consumo do segmento, a Superminas registrou também cerca de 350 lançamentos de produtos e serviços voltados para o varejo, especialmente os setores supermercadista e da indústria de panificação.  "Os resultados da Superminas 2018 são um reflexo da realidade do segmento supermercadista. Apesar do cenário de mudanças políticas, o empresário está confiante na força do negócio. Por isso tivemos sucesso em mais uma edição do evento", destaca Alexandre Poni, presidente da AMIS.

 

O diretor da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Antônio Tadeu Peron, participou do evento representando o presidente da entidade, João Sanzovo Neto.

Tecnologia

Na área de tecnologia, muitos softwares e equipamentos foram lançados com o objetivo de diminuir custos; agilizar processos e melhorar o atendimento. É o caso de uma automação que torna o consumidor totalmente independente no momento de realizar seus pagamentos. Após realizar suas compras através do celular, o cliente se dirige à estação de checagem e neste momento, o equipamento confere o conteúdo adicionado ao carrinho. Com a tecnologia, as principais etapas do abastecimento são realizadas sem a necessidade de pegar filas para o pagamento. 

Também foram muitas as novidades em alimentos, com destaque para s produtos orgânicos e artesanais, que caíram no gosto do consumidor. Os alimentos frescos e os que agregam a percepção de saudabilidade já são forte demanda do consumidor e o empresário deve estar atento à importância desse produto no negócio. 

Pequenos produtores
Em meio ao ambiente de negócios de grande porte, havia também dois espaços de fomento aos negócios de pequenos produtores: o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), com 40 estandes de pequenos produtores de várias regiões do estado; e o estande Origem Minas, trazido pelo SEBRAE, apoiador máster do evento, que trouxe produtos de empresas com certificado de origem como dos setores de cachaça, café e queijos.

 

A diretora dos Produtos Via Roça, Francini Oliveira, que produz defumados e linguiças artesanais, veio de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, compondo um grupo de quatro agricultores familiares, e levará bons frutos do evento. "Conseguimos fechar negócios com alguns representantes de supermercados, de empórios e lojas de produtos artesanais. Oportunidade como essa, só na Superminas", comemora. 


Atualização
Na área de congresso, foram mais de 70 apresentações como palestras, fóruns, workshops e reuniões que abordaram temas como gestão, inovação, sustentabilidade, segurança alimentar e inclusão social e as tendências que vão marcar os novos rumos dos negócios de supermercados, padarias e do varejo em geral. 

Palestras magnas enriqueceram a programação, com personalidades renomadas: o economista, consultor financeiro de investimentos e debatedor do programa Manhattan Connection, da Globo News, Ricardo Amorim; o diretor de mercado da Rádio Itatiaia, Carlos Doné, e do diretor regional e comercial da Rede Globo em Minas Gerais, Marcelo Ligere; e o vice-presidente de Vendas da AMBEV, Ricardo Melo.


Internacional
As rodadas Internacionais de Negócios, organizadas pela FIEMG, correalizadora do evento, promoveram encontros entre representantes de 8 países -Bolívia, Argentina, Espanha, Guatemala, Peru, República Dominicana e Uruguai- com cerca de 25 empresas brasileiras dos setores de alimentos, bebidas e cosméticos.

 

José Batista de Oliveira, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (SIP), entidade que compõe a Amipão, da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e vice-presidente da FIEMG, ressalta a importância desses encontros para a economia regional. "Independentemente do cenário econômico e político desafiador, o empresário precisa se movimentar, investir e buscar novas possibilidades para tornar seu negócio cada dia mais competitivo. Na Superminas, foi possível conhecer diversas delas". 


Panificação
Na área de panificação, uma das atividades mais prestigiadas foi o Seminário ABIB/Propan, retratando o atual cenário do segmento de panificação no País, além de temas importantes para o segmento: Indústria 4.0 (uso da tecnologia para fabricação de produtos e processos mais inteligentes e autônomos, que geram competitividade na panificação); técnicas de congelamento de pães, gestão no varejo alimentar; entre outros. Para o presidente da Associação Mineira da Indústria de Panificação, Vinícius Dantas, o segmento precisa acompanhar o mercado.

 

"As padarias competem com praticamente quase todos os demais agentes do varejo, mas os produtos de fabricação artesanal são nosso diferencial. Então, precisamos melhorar a qualidade da indústria e nos profissionalizar na revenda, conhecendo os fornecedores que podem contribuir com a melhoria dos processos. Os melhores deles, nós encontramos neste evento", finaliza.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Superminas


Veja também

Convenção ABRAS 2019 será pautada no consumidor

A Convenção ABRAS, maior encontro de líderes supermercadistas do Brasil, acontece de 19 a 21 de mar...

Veja mais
Unecs e Frente CSE fazem balanço das atividades em Brasília

Executivos da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) se reuniram na tarde de on...

Veja mais
Convenção Abras 2019: O Consumidor transformando o varejo

...

Veja mais
Presidentes que fazem parte da UNECS se reúnem em Brasília

Os presidentes das instituições que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio...

Veja mais
ABRAS apoia Campanha Outubro Rosa

  A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apoia a campanha Outubro Rosa, qu...

Veja mais
Presidente da AGCO participa do 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Nos dias 23 e 24 de outubro, acontece em São Paulo o 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegóci...

Veja mais
32ª Superminas começa amanhã na capital mineira

   Nesta terça-feira (16) começa o 32º Congresso e Feira Supermercadista e...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa da abertura da 21ª edição da SuperNorte

Cerimônia de abertura da 21ª edição da SuperNorte       ...

Veja mais
Em parceria, supermercados abrem espaço para produtos da agricultura familiar da PB

Agricultores familiares paraibanos terão um maior espaço para a comercialização de seus prod...

Veja mais