João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS | |
Daniel Asp de Souza, gerente de Contas Nacionais da Nielsen | |
| |
Marco Aurélio de Lima, diretor de atendimento da GfK |
Realizada pela Nielsen, com exclusividade para a revista SuperHiper, a pesquisa Líderes de Vendas está em sua 20ª edição e traz as marcas que lideraram as vendas nos supermercados brasileiros no ano de 2018 em 150 categorias de produtos, divididas em seis cestas: alimentos, alimentos perecíveis, bebidas, bazar, higiene e beleza e limpeza.
A premiação Lançamento do Ano, que chega este ano em sua 41ª edição, é uma iniciativa promovida pela SuperHiper, em parceria com a GfK Brasil, e tem o objetivo de identificar os produtos mais inovadores em 12 categorias comercializadas pelo autosserviço, além da melhor campanha promocional, na opinião dos supermercadistas.
Sanzovo também aproveitou a oportunidade para falar das perspectivas e das prioridades da ABRAS para o setor em 2019. "O ano começou com muitas expectativas. E, após dois anos de esperanças frustradas, buscando nos distanciar dos reflexos da crise, ganhamos mais uma chance. O novo governo tem nos dado esperanças de que um Brasil melhor vem aí. Pelos nossos últimos encontros, temos motivos de sobra para acreditar que a nova política com tendência liberal, focada nos cortes de gastos, na diminuição da máquina pública e no empreendedorismo dará aos empresários o apoio necessário para voltar a investir e gerar mais emprego e renda no país."
Apresentações
Os participantes do evento conferiram também palestra do gerente de Contas Nacionais da Nielsen, Daniel Asp de Souza, que destacou o Líderes de Vendas como um grande reconhecimento que os consumidores trazem para cada uma das marcas premiadas, e falou das perspectivas de consumo para 2019, que, de acordo com o executivo, deverá ser um ano melhor para a economia, com taxa de juros e inflação controlados, e com a possibilidade das aprovações das reformas estruturais pelo governo.
O diretor ressaltou ainda que alguns hábitos adquiridos no período de crise, como a busca pelo custo-benefício deverá continuar. "O consumidor está cada vez mais multicanal, e com clareza do que quer. Mas a tendência é que ele volte a valorizar a conveniência na medida em que a renda melhore. Para 2019, apostamos ainda no e-commerce como importante plataforma de venda, e na preocupação do shopper com a saudabilidade e composição dos produtos adquiridos."
Na sequência, o diretor de Relacionamento da GfK, Marco Aurélio Lima, explicou aos participantes do evento a metodologia do Lançamento do Ano, destacando que o prêmio é escolhido por supermercadistas que, por meio de votação, escolhem os melhores produtos e a melhor campanha promocional do ano. Dentre os critérios avaliados pelos empresários estão: inovação, vendas e valor agregado para a loja, entre outros.
"Levamos três meses fazendo esse levantamento, foram avaliados mais de 500 produtos. Olhamos os lançamentos não apenas do ponto de vista do shopper, mas também do varejista. O que percebemos com essa última avaliação é que temos muitas marcas relevantes e inovadoras no mercado, e mesmo em momento de crise, a inovação faz parte da cultura brasileira."
Confira abaixo as categorias, empresas e produtos premiados no Lançamento do Ano:
Bazar
Sanremo - Ração
Bebidas alcoólicas
Ambev - Cerveja Colorado
Bebidas não alcoólicas
Mondelez Brasil - Refresco em pó Tang
Guloseimas (Doce e salgadas)
Garoto - Chocolate Talento
Higiene e Beleza
Kimberly-Clark- Fraldas Descartáveis Huggies
Laticínios refrigerados
Vigor - Iogurte Grego
Laticínios queijos
Danone - Petit Suisse danoninho
Limpeza doméstica
Unilever - Amaciante Comfort
Mercearia doce
PepsiCo - Toddy Cookies
Mercearia temperos
Ajinomoto - Caldo Sazón
Mercearia salgada
Bunge - Óleo Soya
Pratos prontos e Semi-prontos, resfriados ou congelados
Friboi - Carne Seca desfiada
Promoção do Ano
Colgate - Quem cuida ganha
Os vencedores dos prêmios Líderes de Vendas e Lançamento do Ano poderão utilizar a premiação em seu material de divulgação e nas embalagens dos produtos. A cobertura completa do evento e o nome de todas as marcas e empresas premiadas sairão na revista SuperHiper de abril.
Clique aqui e veja mais fotos da premiação.
Clique aqui e confira a apresentação da Nielsen.
Redação Portal ABRAS