Setor aposta em estabilidade para a Páscoa 2019

Leia em 3min

Os supermercadistas brasileiros esperam estabilidade para a Páscoa 2019, de acordo com estudo realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, divulgado hoje, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, que antecede a 53ª Convenção ABRAS. Para 60,5% dos empresários entrevistados, as vendas ficarão no mesmo patamar do ano anterior. No entanto, 22,2% dos supermercadistas estão otimistas em relação à data, e esperam vendas superiores às projetadas em 2018. Outros 17,3% estão mais pessimistas, e acreditam que o resultado de 2019 será inferior ao apresentado no ano anterior.

 

O levantamento foi apurado em todas as regiões brasileiras de janeiro a fevereiro. As compras dos supermercadistas apontam para um crescimento de 0,4% em volume.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, alguns fatores contribuíram para o resultado da pesquisa, dentre eles, a economia ainda tímida, desemprego, e, também, os hábitos de consumo adquiridos durante a crise, priorizando produtos de melhor custo-benefício.

 

 “A previsão de estabilidade é positiva, principalmente para muitos que viram suas vendas diminuírem no período da recessão. A Páscoa é um dos melhores momentos para o setor após o Natal, e espero que nossas expectativas sejam superadas, estamos trabalhando para isso”, destaca Sanzovo.

 

Para 2019 o setor supermercadista segue otimista, com projeção de 3% de crescimento nas vendas. “Estamos em um novo ano, com novo governo, e as perspectivas da aprovação das reformas estruturais que o Brasil tanto precisa, principalmente, a da Previdência, nos impulsiona a acreditar que 2019 será melhor para o nosso setor, e estamos confiantes para os próximos meses”, declara o presidente da ABRAS.

 

Compras

 

Assim como nos anos anteriores, em relação às compras de chocolates, tradicionais da época, os varejistas preferiram ser mais cautelosos, e apostaram nos produtos de menor valor agregado, como os bombons, 3,9%, e as caixas de bombons de 400 gramas, 3,7%, chocolates (barra, tablete, confeitos, etc.), 3,4%. Em relação aos Ovos de Páscoa, somente os menores, de até 170g, registraram aumento nas compras em relação ao ano passado. O restante registrou queda nos pedidos: Ovos de Páscoa acima de 500 gramas, -1,8%, Ovos de Páscoa de 170g até 500g, -1,6%, e Ovos de Páscoa em geral,

-0,6%.

     

Em contrapartida, alguns produtos bem procurados na data tiveram aumento nas compras em 2019: cerveja, 5,8%, peixes em geral, 5,6%, refrigerante, 3,4%, azeites, 1,4%, bacalhau, 1,4%, vinhos nacionais 1,2%, vinhos importados, 0,3%, importados em geral, 0,3%. Assim como no ano passado, a colomba pascal apresentou queda nas encomendas, -1,5%.

 

Preços

 

Em relação aos preços, todos os produtos analisados registraram um aumento médio de 2% na comparação com o ano anterior.

Dentre os produtos mais consumidos na Páscoa, os refrigerantes foram os que apresentaram maior elevação no preço, 3,2%, seguidos das cervejas, 2,8%, peixes em geral, 2,7%, bacalhau, 2,1%, azeite, 1,9%, e vinhos nacionais,1,4%.

Por causa do câmbio, os importados em geral tiveram acréscimo de 1,8%.

 

53ª Convenção ABRAS e 31ªSuper Rio Expofood

Data: 19 a 21 de março de 2019

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, RJ

Horários: a partir das 9h - Convenção ABRAS

A partir das 14h – Super Rio Expofood

 

Clique aqui e acesse a apresentação na íntegra

 

Redação Portal ABRAS


Veja também

Mudanças econômicas e sociais nos últimos anos ditam as transformações no consumo

O ano de 2018 mostrou que mudanças geracionais e macroeconômicas foram, mais uma vez, determinantes no comp...

Veja mais
Produtos da cesta básica do brasileiro ficaram estáveis em 2018, afirma GfK

O ano de 2018 foi de relativa estabilidade e pequena recuperação nos preços que compõem a ce...

Veja mais
Setor supermercadista fatura R$ 355,7 bilhões em 2018

    O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, um ...

Veja mais
GreenYellow participa da ABRASTECH 2019

A GreenYellow, especializada na oferta de produtos e soluções nas áreas de Eficiência Energ&e...

Veja mais
31ª Super Rio Expofood começa na próxima terça-feira

Representantes do setor de varejo de todo o país se reúnem na 31ª edição da Super Rio E...

Veja mais
Visual Mix apresenta soluções tecnológicas na 31º edição da Super Rio Expofood 2019

Promover inovações e "atualizar" a operação dos supermercados brasileiros quando o assunto &...

Veja mais
Convenção ABRAS reúne líderes supermercadistas a partir do dia 19/3 no RJ

Na próxima terça-feira (19) começa a 53ª edição da Convenção ABRAS...

Veja mais
Convenção Abras: Luminae traz soluções de gestão do consumo e energia solar

O diretor presidente e fundador do Grupo Luminae Energia, maior empresa de iluminação profissional do pa&i...

Veja mais
4º Balanço do RAMA será divulgado no dia 19/3 na Convenção ABRAS

       O 4º balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento ...

Veja mais