Por Giseli Cabrini
Frederico Santos do Sonae
Tecnologia não como solução, mas como uma aliada no processo de simplificação da jornada de compra diante dos desafios impostos pelo cliente multicanal. Esse é o conceito que permeia toda a estratégia da portuguesa Sonae MC, que atua, principalmente, no varejo alimentar sob a bandeira Continente.
“O que os clientes querem é uma jornada de compra tão acessível e simplificada quanto as experiências que eles estão tendo com transporte, como é o caso do Uber, e com o entretenimento, com a Netflix”, disse o diretor de Transformação Digital da divisão Sonae MC, Frederico Santos.
Portanto, segundo o executivo, não basta oferecer uma experiência de compra excelente nos ambientes físico e digital, mas fazer com que esse padrão de excelência esteja presente em experiências integradas que cubram todos os pontos de contato com o cliente.
Dessa forma, os projetos da divisão MC Sonae estão estruturados sob alguns pilares, como o uso de aplicativos que proporcionam experiências de compra diferenciadas, tanto no uso da utilização do cartão fidelidade da bandeira quanto da própria ferramenta, o Continente Siga. No caso desta solução, trata-se de um aplicativo disponível para Android e Iphone integrado a comando de voz e outros recursos de inteligência artificial que permitem agilizar o processo de elaboração de listas de compras e também compartilhá-las entre pessoas de uma mesma família no ponto de venda.
Outra aposta da rede é o conceito de click & go para o comércio eletrônico, que beneficia tanto o consumidor, quanto o varejo no sentido de que a retirada dos produtos é feita no ponto de venda físico. Segundo Santos, todas as soluções envolvem, diretamente, o cliente que participa ativamente de todas as etapas de desenvolvimento das ferramentas. Outros conceitos utilizados são mentalidade experimental (começar de forma modesta e, aos poucos, realizar ajustes) e agilidade para operar com equipes pequenas multidisciplinares 100% comprometidas com resultados.
Santos foi um dos palestrantes da 53ª edição da Convenção Abras que acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, no Rio de Janeiro, em conjunto com a 2ª Abrastech, Exposição de Tecnologia. O evento, que traz o tema “O consumidor transformando o varejo”, é considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil e sua realização acontece em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), durante a 31ª edição da Super Rio Expofood.
Redação Portal ABRAS