Tecnologia como aliada para simplificar a jornada de compra

Leia em 2min 20s

Por Giseli Cabrini 

 

  

Frederico Santos do Sonae

 

Tecnologia não como solução, mas como uma aliada no processo de simplificação da jornada de compra diante dos desafios impostos pelo cliente multicanal. Esse é o conceito que permeia toda a estratégia da portuguesa Sonae MC, que atua, principalmente, no varejo alimentar sob a bandeira Continente. 

    

“O que os clientes querem é uma jornada de compra tão acessível e simplificada quanto as experiências que eles estão tendo com transporte, como é o caso do Uber, e com o entretenimento, com a Netflix”, disse o diretor de Transformação Digital da divisão Sonae MC, Frederico Santos.

 

Portanto, segundo o executivo, não basta oferecer uma experiência de compra excelente nos ambientes físico e digital, mas fazer com que esse padrão de excelência esteja presente em experiências integradas que cubram todos os pontos de contato com o cliente.

 

Dessa forma, os projetos da divisão MC Sonae estão estruturados sob alguns pilares, como o uso de aplicativos que proporcionam experiências de compra diferenciadas, tanto no uso da utilização do cartão fidelidade da bandeira quanto da própria ferramenta, o Continente Siga. No caso desta solução, trata-se de um aplicativo disponível para Android e Iphone integrado a comando de voz e outros recursos de inteligência artificial que permitem agilizar o processo de elaboração de listas de compras e também compartilhá-las entre pessoas de uma mesma família no ponto de venda.

 

Outra aposta da rede é o conceito de click & go para o comércio eletrônico, que beneficia tanto o consumidor, quanto o varejo no sentido de que a retirada dos produtos é feita no ponto de venda físico. Segundo Santos, todas as soluções envolvem, diretamente, o cliente que participa ativamente de todas as etapas de desenvolvimento das ferramentas. Outros conceitos utilizados são mentalidade experimental (começar de forma modesta e, aos poucos, realizar ajustes) e agilidade para operar com equipes pequenas multidisciplinares 100% comprometidas com resultados.

 

Santos foi um dos palestrantes da 53ª edição da Convenção Abras que acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, no Rio de Janeiro, em conjunto com a 2ª Abrastech, Exposição de Tecnologia. O evento, que traz o tema “O consumidor transformando o varejo”, é considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil e sua realização acontece em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), durante a 31ª edição da Super Rio Expofood.

 

Redação Portal ABRAS

 

 

 


Veja também

O premium é cada vez mais pop entre os consumidores de cerveja

  Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro   “Em 2010, as cervejas premium re...

Veja mais
Consinco defende a transformação digital no varejo

Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro   Silvio Sousa da Consinco   Duran...

Veja mais
Qualidade de dados: bom para as decisões e redução de custos

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro   Flávia Ponte Costa da GS1 Brasil   ...

Veja mais
Balanço Rama discute o protagonismo do setor no abastecimento dos lares

 Por Giseli Cabrini e Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro   Alinhar os novos an...

Veja mais
Convenção Abras é aberta com discursos em defesa do empreendedorismo brasileiro

  Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro    Presidente da ABRAS, João...

Veja mais
Mesmo com cenário de retração, super, farma, C&C e e-commerce se destacam em 2018

O ano de 2018 fechou abaixo das expectativas de recuperação previstas. Apesar da inflação so...

Veja mais
Mudanças econômicas e sociais nos últimos anos ditam as transformações no consumo

O ano de 2018 mostrou que mudanças geracionais e macroeconômicas foram, mais uma vez, determinantes no comp...

Veja mais
Produtos da cesta básica do brasileiro ficaram estáveis em 2018, afirma GfK

O ano de 2018 foi de relativa estabilidade e pequena recuperação nos preços que compõem a ce...

Veja mais
Setor supermercadista fatura R$ 355,7 bilhões em 2018

    O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, um ...

Veja mais