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Em sua apresentação, o presidente da APAS ressaltou ainda que o setor supermercadista paulista chegou a 18,1 mil lojas no estado, e gerou 535,3 milhões de empregos diretos.
João Sanzovo falou na coletiva do faturamento dos supermercados no Brasil, que chegou a R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento nominal de 0,7% na comparação com 2017, de acordo a 42ª edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, elaborada pelo Departamento de Economia da ABRAS em parceria com a Nielsen. O resultado registrado em 2018 pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). A pesquisa destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão registrado em 2017, criando 30,7 mil novas vagas de empregos no País.
Além dos dados paulista, na coletiva o presidente da APAS, Ronaldo do Santos, falou também da Apas Show 2019 - Feira de Negócios e Congresso de Gestão Internacional, que começa na próxima segunda-feira, 6/4, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento traz este ano o tema "SuperHack: Hakeando os Supermercados", que de acordo com Santos, foi pensado pelo momento atual, cada vez mais digital. "Nosso objetivo é fazer os empresários de supermercados repensarem o setor em um mundo cada vez mais tecnológico. Para esta edição, umas das principais novidades é que ampliamos a área de exposições, sendo agora cinco pavilhões frente aos quatro até então ocupados."
Tendências do consumidor
No evento foi divulgada também a pesquisa "Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019", conduzida pelo Ibope Inteligência, que revelou a força do omnichannel no setor. De acordo com o estudo, quando o assunto são compras do dia a dia, os supermercados e hipermercados concentram a preferência dos consumidores, independentemente da classe social, idade ou sexo, com 59% em média. Os picos ocorrem na classe B, com 71%; e idade de 55 anos ou mais (76%). Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse canal detém a preferência de 51%.
Os mercadinhos de bairro e vizinhança são a primeira opção de dia a dia para 22% dos entrevistados, maioria mulheres (23%), jovens de até 24 anos (26%) e classes C2, D e E. Os atacarejos, por sua vez, aparecem em seguida, com 12% de preferência, com maior interesse por homens (14%) e jovens (16%) das classes C1, C2, D e E (13%).
Compra pela Internet
A pesquisa aponta também que 15% dos consumidores brasileiros já fazem suas compras de produtos de supermercados pela internet. Esta preferência atinge 19% na classe A e, na classe C1, 16%. Homens e mulheres estão praticamente empatados, com 15% e 14%, respectivamente, e este hábito é mais frequente entre jovens de até 24 anos - 18%, ante 10% dos com 55 anos ou mais. Dentre os itens prediletos nas compras de supermercados no formato online, a liderança fica por conta de produtos de higiene pessoal e beleza, com 57%.
Visão do empresários
O levantamento também ouviu os supermercadistas, que foram questionados sobre o que consideram importante para o futuro dos supermercados no país. A maioria dos empresários citou a melhoria da operação das lojas (62%) e da experiência de compra do consumidor (58%), evolução na análise das informações de clientes (52%), adoção de programas de fidelidade (40%) e aumento da variedade de produtos (36%).
Para o futuro, os supermercadistas apostam no desenvolvimento de vendas online (26%, em média, com até 36% entre os supermercados de grande porte) e adoção de inovações tecnológicas (18%, podendo a chegar a 31% entre as grandes redes).
Clique aqui e confira mais informações da pesquisa.
Redação Portal ABRAS
com informações da Assessoria de Comunicação da APAS