A Associação Brasileira de Supermercados fez reunião ampliada de diretoria nesta segunda-feira (24), antes do início da Exposuper, em Joinville. A Abras prevê expansão tímida dos negócios neste ano, e, em linha com o discurso das demais entidades empresariais, espera que o Congresso Nacional aprove as reformas da Previdência e tributária para, a partir daí, projetar crescimento maior de vendas e impulso nos investimentos por parte das redes de supermercados, hipermercados e atacados.
O presidente da Abras, João Sanzovo, estima crescimento de, no máximo 3% neste ano, se as reformas acontecerem. Nos primeiros cinco meses do ano o setor cresceu apenas 1,2%, um percentual bem próximo ao desempenho do conjunto da economia nacional, o Produto Interno Bruto.
O crescimento, em nosso setor, depende de três elementos essenciais: dois de natureza econômica (o nível de emprego e o poder de renda e de consumo da população) e outro de fator demográfico (quantas bocas há para alimentar). Nos últimos anos, só este último elemento consegue impulsionar as vendas.
O consumidor continua cauteloso na hora de fazer compras, depois de cinco anos de crises. O alto nível de desemprego obriga as famílias a terem cautela na hora de fazer gastos.
Ajorpeme apoia parceria público-privada da Expoville
Diante da possibilidade de eventual saída dos atuais gestores do empreendimento, a Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) se manifesta publicamente para defender a continuidade da administração da Expoville no formato de parceria público-privada.
— Ficamos preocupados com a possibilidade da saída da Viseu/Caex da parceria público-privada, que movimenta e estimula a economia. Por isso, apoiamos sua continuidade — diz o presidente da entidade, Fernado Bade.
Empregos
Empresas beneficiadas pelo Prodec investiram R$ 3,6 bilhões neste primeiro semestre de 2019 e criaram 7.846 empregos diretos. Em 2019 foram enquadradas companhias com negócios em Jaraguá do Sul, Campo Alegre, Araquari, Garuva, Gaspar, Três Barras, Itajaí, Palhoça, Taió, São Bento do Sul, Guaramirim, Imbituba, Santo Amaro da Imperatriz, São Miguel do Oeste, Lages, São Carlos, Criciúma e São Lourenço do Oeste.
Audiência
A Câmara de Vereadores de Joinville vai realizar audiência pública no dia 9 de julho. Vai debater o projeto de lei complementar 21, que trata de alterações nas regras de análises de estudos de impacto de vizinhança de empreendimentos. A ideia é flexibilizar procedimentos.
Reforma da previdência
— Acredito que a reforma da Previdência será aprovada até julho.
A frase é do deputado federal Darci de Matos, em reunião com empresários durante a reunião do conselho de entidades empresariais, nesta segunda-feira. O político vai liderar a Frente Parlamentar Mista da Apicultura e Meliponicultura, a ser lançada dia 9 de julho, em Brasília. Só mais dois eleitos por Joinville estiveram no encontro: os deputados estaduais Fernando Krelling e Sargento Lima.
CEO
Para quem estava curioso: Cleverson Siewert, que dirigiu a Celesc e deixou o posto ao final de 2018, assumiu o comando e é o CEO da Ascensus Tecnologia e Energia, em Joinville. O executivo será mediador em painel que vai debater questões energéticas durante a Exposuper, nesta terça-feira, na Expoville.
Fonte: NSC Total