Reni Rosa Muffato
Reni Rosa Muffato, diretora da rede Irmãos Muffato, foi a grande vencedora da 2ª edição do prêmio Dove e Abras - Mulheres que Inspiram no Varejo, divulgado na terça-feira (12), durante jantar de comemoração do Dia Nacional de Supermercado e dos 51 anos da ABRAS. A premiação homenageia histórias de empreendedoras que fazem a diferença no varejo.
Reni concorreu com mais duas finalistas, Cristina dos Santos Buarque, da rede Costazul, e Mariza Shibata, dos Supermercados Shibata. Seu nome foi anunciado como ganhadora pelos coordenadores do prêmio, Suzana Sanzovo, primeira-dama da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), e Júlio Campos, vice-presidente da Unilever.
Na oportunidade ela saudou todas as mulheres do setor. "Gostaria de agradecer à Abras e a Dove por essa linda homenagem que estou recebendo pela minha trajetória de vida. E gostaria de lembrar, com esse prêmio, todas as mulheres trabalhadoras e empresárias."
Júlio Campos falou em seu discurso do importante exemplo que a premiação proporciona. "Que a história dessas mulheres inspiradoras reverbere para o varejo e outros setores para que possamos tornar a sociedade mais justa, e que as mulheres possam cada vez mais ter seu merecido protagonismo social e poder sobre suas próprias vidas."
Suzana Sanzovo agradeceu a parceria da Unilever, por abraçar a causa feminina do setor, e destacou a dificuldade na escolha da premiada perante tantas mulheres inspiradoras. "Foram histórias lindas, difícil de escolher, de mulheres guerreiras, batalhadoras e que muito contribuíram com o desenvolvimento do setor supermercadista do nosso país."
História
Reni Rosa Muffato começou a trabalhar na empresa Irmãos Muffato após a morte do marido, José Carlos Muffato, que faleceu em um acidente aéreo em 1996. Ela conta que desde cedo o pai ensinou os três filhos a trabalhar. "As crianças tinham em torno de 10, 12 anos quando ele os levava para o supermercado para serem empacotadores, abastecer e lavar as gôndolas", conta.
De acordo com Reni, foi o amor pela empresa criada com tanto carinho pelo marido que a motivou se tornar empresária. "Quando ocorreu a tragédia meus filhos eram muito jovens ainda e eu resolvi não deixar essa história, que o pai plantou, morrer. Nós tínhamos que superar e crescer, e foi assim que me tornei empresária. As mulheres vêm se superando cada vez mais, são guerreiras. Eu tenho orgulho de ser empreendedora e mulher no universo do varejo."
Clique aqui e confira o vídeo das finalistas.
Comunicação ABRAS