Mais de 500 pessoas entre empresários e executivos do varejo nacional e parlamentares se reuniram na terça-feira (12), em jantar especial que comemorou o Dia Nacional do Supermercado e o aniversário de 51 anos da ABRAS, na sede da Fecomercio, na capital paulista. O presidente da entidade nacional, João Sanzovo Neto, iniciou seu discurso falando do surgimento dos supermercados no Brasil, em 1953, e do empenho dos empresários no desenvolvimento do setor.
Sanzovo destacou ainda que o surgimento da entidade nacional deu voz aos supermercadistas, e foi responsável por inúmeras conquistas, que rendeu ao setor projeção, respeito e importância institucional, destacando o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial para a economia, como uma das vitórias mais importantes para o setor, e as reformas trabalhistas e da Previdência, para o crescimento econômico do Brasil.
O jantar contou com as presenças dos secretários Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa, e o subsecretário de Desenvolvimento do Comércio e Serviços, Fábio Pina. E também dos deputados Efraim Filho (DEM/PB), Domingos Sávio (PSDB-MG), Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG) e Glaustin da Fokus (PSC/AC), o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e o embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela, entre outros convidados.
O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), George Pinheiro, que é também presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), participou do jantar. Dos presidentes que compõem a Unecs também estava Paulo Solmucci, da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). A ABAD foi representada pelo diretor de Relacionamento e Marketing, Rogério Oliva.
Perspectivas
As expectativas em relação à retomada econômica e o crescimento do Brasil dominaram os discursos do jantar. Em seu discurso, Sanzovo se mostrou otimista com as recentes medidas do governo federal para melhorar o país, como o Programa Verde Amarelo, lançado neste semana (veja reportagem) para estimular a criação de empregos com carteira assinada, a apresentação do Plano Mais Brasil (veja reportagem), com propostas para ajustar as contas públicas, tanto da União quanto dos estados e municípios, a MP da liberdade econômica, além da reforma da Previdência, entre outras.
Rogério Marinho fez questão de ressaltar que o pior da economia brasileira já passou, e se mostrou confiante nos trabalhos da equipe econômica, liderada por Paulo Guedes, com inflação controlada e queda dos juros. “Hoje, podemos projetar o futuro, o PIB pode não ser ainda o que esperávamos, mas estamos organizando as contas públicas.”
O deputado Efraim Filho, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, também aproveitou a oportunidade para destacar que o Brasil está no caminho certo, e que as expectativas são as melhores para os próximos anos com as medidas anunciadas pelo governo de Jair Bolsonaro.
Fonte: ABAD