Integrantes da Unecs participam da NRF 2020

Leia em 3min 10s

 

Em 2020, a NRF - maior e mais importante feira do varejo mundial, contou com a presença dos presidentes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs). Além do presidente da UNECS e da CABC, George Pinheiro, também participaram os presidentes da Abras, João Sanzovo Neto, da CNDL, José César da Costa, da Afrac, Zenon Leite, os representantes da Abrasce, Lorrayne Rosa, e da Anamaco, José Cid Sousa Alves do Nascimento, e o deputado Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS).

 

O evento, que ocorreu em Nova Iorque, entre os dias 12 e 14 de janeiro, reuniu mais de 40 mil participantes, de 90 países, para 200 palestras com empresários das maiores empresas do planeta.

Todos os anos são apresentados vários cases de sucesso durante o evento e é passada uma visão do que será o varejo no ano e no futuro. Na atual edição não foi diferente, e o "Vision 2020" revelou algo que parecia ter ficado no passado, mas que se mostra um diferencial de atração neste momento do mercado: a proximidade com os clientes.

 

Assim como antigamente os donos de comércios conheciam seus clientes e os chamavam pelo nome, as atuais varejistas devem seguir pelo mesmo caminho ou, pelo menos, traçar uma estratégia parecida. O que mais chamou a atenção durante o evento foi o sucesso das empresas que começaram a tratar os consumidores de uma forma mais personalizada e mostrar os valores de sua marca.

 

A preocupação com o meio ambiente (sustentabilidade e reciclagem) e com o relacionamento diferenciado com o seu cliente são fundamentais para conquistar o novo perfil de consumidores. Afinal, as compras são movidas por sentimentos também, como o medo, desconforto e otimismo radical.

 

O que também ficou evidente foi a influência do comércio eletrônico na hora da compra, já que, de acordo com dados fornecidos pela NRF, 75% das compras em lojas físicas são influenciadas pelas lojas digitais. A busca por maiores informações e pesquisas na internet se mostram a grande sacada do consumidor na hora de fazer a sua compra. E não para por aí, o contrário também acontece, como foi mostrado na apresentação do case da Yeti durante o evento, em que as lojas físicas influenciaram diretamente nas compras digitais.

 

Outro ponto importante é o uso de dados. No terceiro dia do evento os palestrantes falaram muito sobre como o Big Data auxilia no equilíbrio do estoque, gerenciamento de pedidos, rastreamento de preços e percepção do consumidor sobre a marca. Tudo isso faz com que os dados se tornem um dos principais aliados das varejistas.

George Pinheiro ressaltou a importância do evento: "Trata-se de uma oportunidade única de conhecer os exemplos de varejistas que estão transformando seus modelos de negócios, reconhecendo a importância de dar atenção à relação com os clientes".

 

Jantar ABRAS

 

No dia 13 de janeiro a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou jantar exclusivo com o setor supermercadista, no Dizzy´s Club, em Nova York. Coordenado pelo primeiro vice-presidente João Galassi, o evento contou com diversos líderes do varejo, além dos integrantes da UNECS.

O jantar da ABRAS teve patrocínio de importantes empresas:
Master: Coca-Cola, DmCard e Ticket
Gold: Luminae Energia e Propz.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD

Com informações da CACB/CNDL/ABRAS

 


Veja também

Supermercados goianos reagem ao avanço das grandes redes

As redes goianas de supermercados estão voltando a ocupar espaços que, nos últimos anos, foram toma...

Veja mais
ABRAS inicia pesquisa de perdas nos supermercados brasileiros

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) iniciou sua tradicional pesquisa de perdas e desperd&iacu...

Veja mais
Prefeitura de SP e Carrefour oferecem curso profissionalizante gratuito para Zona Leste

A Prefeitura de São Paulo lança, em parceria com o Grupo Carrefour, oferece em janeiro as primeiras turmas...

Veja mais
Carne bovina permanece cara

O preço da carne bovina deve aumentar mais nos primeiros meses de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de G...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados inicia Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2020

A Associação Brasileira de Supermercados realiza até o dia 7 de fevereiro a Pesquisa Ranking A...

Veja mais
ABRAS: Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020

* Roberto Nunes         Os passos dados pela economia e pelo varejo b...

Veja mais
Conheça os palestrantes já confirmados para a Convenção ABRAS 2020

     ...

Veja mais
Supermercados registram 3,76% de crescimento nas vendas

Até novembro os supermercados brasileiros registraram 3,76% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, na...

Veja mais
RJ tira de circulação um bilhão de sacolas plásticas, 6 meses após lei

A lei que restringe a oferta de sacolas plásticas nos supermercados do Rio vem mudando os hábitos dos cons...

Veja mais