O primeiro painel recebeu o diretor geral da SMZTO, Bruno Semenzato, a diretora de Marketing dos Supermercados Dalben, Fernanda Dalben, e o sócio acionista do Grupo Vanguarda, Reginaldo Júnior. Sob moderação do CEO da Gazzeta Talent, Odair Gazzetta, os participantes falaram dos desafios na sucessão das empresas. Na oportunidade foi destacada a importância do planejamento no processo de desenvolvimento do sucessor, e que é preciso foco nas tendências de comportamento e no desempenho profissional do candidato. E que é fundamental, ao assumir o cargo, que o sucessor seja visto com respeito por todos. A gestão de empresas familiares envolve muitas emoções, e nesse caso, é preciso o alinhamento das expectativas entre as gerações também.
O uso da tecnologia em favor do varejo foi debatido no segundo painel, que contou com o Head de Retail do Google, Vicente Carrari, com o diretor comercial de Marketing da Petz, Luciano Sessim, e mediação do gerente-geral do Waze no Brasil, Leandro Esposito. De acordo com os participantes, as transformações digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e essa tendência vem sendo intensificada na pandemia, principalmente no processo omnichannelcom integração do físico com o digital. Utilizada de forma bem elaborada, a tecnologia possibilita eficiência e redução de tempo e custo na gestão da empresa, impulsiona as vendas com a geração de experiências personalizadas e atendimento interativo. Traz uma nova forma de estruturar, programar e proteger o negócio.
A população está envelhecendo e será fundamental preparar o varejo para atender melhor os idosos. A questão foi discutida no terceiro painel do bloco, que trouxe o superintendente do Grupo Redecompras, Bruno Farias, o Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, Roberto Ravagnani, a pesquisadora do comportamento do consumidor, Juliana Acquarone, e o diretor de Relações Corporativas do GPA e vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompilio, como moderador. Para os participantes os idosos representam uma ótima oportunidade de mercado, tanto no físico como no digital. É um público geralmente, mais crítico, que sabe o que quer. E para agradá-los a loja precisa ser mais inclusiva, como por exemplo, disponibilizar lupas para leitura de rótulos, ter estrutura mais espaçosa, estacionamento confortável, atendimento cordial, e que gere interação porque esse público gosta de ir aos supermercados não apenas para fazer compra, mas para distração também. No painel foi ressaltado que os negócios precisam ser inclusivos, ou seja, voltados para todos os públicos. E que o grande desafio do setor é a capacitação. Ter prestadores de serviços e colaboradores diferenciados e treinados para atender os idosos é fundamental.
O quarto painel contou com especialistas jurídicos para falar sobre a resolução de conflitos entre empresas e consumidores. Dentre os participantes o coordenador-Geral de Consultoria Técnica da Senacon/Ministério da Justiça, Leonardo Marques, a presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-RJ, Juliana Loss, o vice-presidente da Comissão Permanente de Direito do Consumidor da OAB-SP, Arthur Rollo, e o diretor de Assuntos Legais do Grupo Cencosud e vice-presidente da ABRAS, Maurício Ungari, como mediador. Durante as discussões os convidados falaram que é necessário que a resolução de conflitos nas empresas englobe o bom senso, mesmo em situações em que o cliente não tenha razão. É importante a empresa pensar em fidelizá-lo, em manter o relacionamento de longo prazo. Por isso, é interessante fazer algumas concessões para evitar o prejuízo na imagem. Principalmente no caso das redes sociais, nas quais as avaliações não seguem um padrão muito racional. De acordo com os painelistas o cliente agrega valor para as organizações, uma vez que ele vai embora, além de não voltar mais, ainda fala mal do negócio para os outros.
Patrocinadores
A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu de 26 a 28 de outubro. O evento virtual contou com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs.
Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Comunicação ABRAS