As vendas reais no setor supermercadista subiram 6% em setembro deste ano em relação a igual mês de 2008, segundo divulgou, na quinta-feira, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com agosto, as vendas tiveram queda de 4%, enquanto que no acumulado dos nove primeiros meses do ano, o indicador aponta alta de 5,37%, sobre igual período de 2008. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em valores nominais, as vendas cresceram 10,6%, em relação a igual mês do ano anterior e caíram 3,77% sobre o mês anterior. No acumulado dos nove primeiros meses, a alta é de 10,76%.
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e GfK, registrou queda de 0,35% em setembro ante agosto, para R$ 259,33. Já em relação a setembro de 2008, houve alta 2,91% Os produtos da cesta que registraram as maiores altas em setembro ante agosto foram sal (8,3%), batata (7,1%) e açúcar (7,2%). As maiores quedas foram frango congelado (7,4%), leite longa vida (5,4%) e creme dental (4,4%).
De acordo com a Abras, o fechamento das vendas até setembro, com alta de 5,37%, somadas às perspectivas macroeconômicas positivas e de festas de fim de ano favorecem a possibilidade de fechar o último trimestre com bons índices de vendas. "O fechamento dos números nesses patamares, somado às boas perspectivas macroeconômicas e de festas de fim de ano, favorece a possibilidade de fechar o último trimestre do ano com bons índices vendas. Isso nos deixa otimistas para o fim de ano", afirmou o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Segundo Honda, a desva-lorização do dólar deverá elevar a participação dos importados nas vendas de final de ano dos supermercados. A participação sobre o faturamento deverá superar os 3%, o que significaria retomar o patamar registrado em 2007.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ