Vendas de energéticos crescem mais de 48% e novos produtos aparecem

Leia em 3min

Bebidas: Coca-Cola lança marca para ser consumida de dia e Petropólis entra na disputa

 

Lílian Cunha, de São Paulo
  

A propaganda começa com um apresentador de telejornal, gritando: "Bomba! Peão fica 11 horas em cima de touro voador". A cena muda para a repórter, perguntando ao boiadeiro: "Como é que você conseguiu isso?" E o peão, segurando uma lata de energético, responde: "Foi fácil, o voador é que 'pregou' (dormiu) rapidinho."

 

A provocação dirigida à Red Bull (touro vermelho), líder de mercado com 53,6% das vendas em volume, faz parte da campanha de lançamento do TNT, o energético que a Cervejaria Petrópolis está lançando. "Esperamos ter de 15% a 20% desse mercado até o final de 2011", diz Douglas Costa, gerente de marketing da companhia.

 

Assim como a cervejaria, a Coca-Cola Brasil, que já tem no mercado o Burn, lançando uma linha de energéticos, já vendida no México. "O Gladiator inaugura, no Brasil, o segmento de bebida energética diurna", afirma John Pinto, diretor de marketing de novas bebidas da Coca-Cola.

 

Não é por acaso que esse mercado está ficando mais competitivo. As vendas de energéticos até julho deste ano, segundo a Nielsen, quase ultrapassam o total registrado nos 12 meses de 2008 (ver tabela). Pela primeira vez em 10 anos - desde que o primeiro energético foi lançado - o faturamento do setor deve ultrapassar em 2009 a barreira do meio bilhão de reais.

 

O consumidor desse tipo de bebida - geralmente homem, jovem e frequentador de casas noturnas (daí o tom debochado da propaganda citada acima) - sempre se deu em sua maior parte nos chamados "pontos de dose", ou seja, em danceterias, bares e clubes noturnos. Mas, repetindo o que ocorre com as cervejas, as vendas em supermercados de energéticos também vêm crescendo nos supermercados. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas de bebidas energéticas subiram 71% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2008. De acordo coma Nielsen, a representatividade dos pontos de dose no faturamento do setor, que no ano passado e em 2007 era de 58%, caiu para 56% no ano passado e continua seguindo essa tendência.

 

É por isso que a Coca resolveu adotar a estratégia de classificar o Gladiator como energético diurno. A mesma artimanha foi usada no México. "Gladiator é um produto de grande sucesso no mercado mexicano, hoje com 23% de participação entre todas bebidas energéticas", diz o executivo da Coca.

 

A austríaca Red Bull também tem estratégia semelhante. A companhia informa, por meio da assessoria de imprensa, que seu energético "é uma bebida funcional indicada para todas as pessoas que buscam um melhor desempenho físico e mental em suas atividades."

 

A mineira Global Bev, dona da marca Flying Horse, afirma estar de olho no autosserviço. Tanto que recentemente substituiu a embalagem tradicional de 250 ml pela de 270 ml, "sem acréscimo de preço", como garante Luciana Bruzzi, gerente de marketing da empresa. "A estratégia é aumentar nosso espaço na gôndola, criar valor para o cliente e diferenciar a marca da concorrência", afirma ela.

 

A Petrópolis, por outro lado, quer rentabilizar sua distribuição de cerveja para bares e casas noturnas fornecendo também o energético. "Por isso nossa latinha tem uma tinta que brilha no escuro", afirma Costa.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Supermercados aceleram expansão com vendas em alta

A manutenção do crescimento ascendente no setor supermercadista animou o paraense Grupo Líder a amp...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 4,12%

Alta ocorreu em agosto, em comparação ao mesmo período do ano anterior; acumulado nos primeiros oit...

Veja mais
ABRAS realiza coletiva de imprensa

No dia 29/09 (terça-feira), às 11h, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) realiza...

Veja mais
Compradores saem da Abras com perspectivas de negócios

Os importadores de alimentos que participaram dos encontros com fabricantes brasileiros, em São Paulo, elogiaram ...

Veja mais
Abras discute poder de marca

Hoje, terceiro e último dia da 43ª Convenção da Associação Brasileira de Superme...

Veja mais
Começa credenciamento de imprensa para cobertura da 43ª Convenção Abras

O mais importante encontro de líderes supermercadistas do país terá presença de autoridades,...

Veja mais
43ª Convenção Abras

O maior encontro de líderes supermercadistas – um evento de difusão do conhecimento e que reunir&aac...

Veja mais
Perdas em supermercados atingiram R$ 3,7 bi em 2008

O índice de médio de perdas dos supermercados foi de 2,36% no ano passado, segundo a 9ª Avaliaç...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem 6,66%

Os supermercados registraram aumento de 6,66% nas vendas de julho, em relação ao mesmo mês de 2008, ...

Veja mais