Os supermercados registraram aumento de 6,66% nas vendas de julho, em relação ao mesmo mês de 2008, segundos dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Na comparação com junho deste ano, houve alta de 5,66%. No acumulado dos primeiros sete meses de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a expansão é de 5,47%. O índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
"A alta mostra que o brasileiro continua a priorizar a compra de alimentos", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Em julho, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de grande consumo analisada pela GfK, apresentou alta de 0,93%, em relação ao mês anterior.
Na comparação com julho de 2008, o AbrasMercado apresentou alta de 4,44%, passando de R$ 256,62 para R$ 268,02.
Os produtos com as maiores altas foram: carne de segunda, com 8,02%; queijo mussarela, com 5,68%; e feijão, com 4,75%. Já as maiores quedas foram: batata, com -12,85%; tomate, com -8,99%; e arroz, com -4,53%.
Veículo: Folha de S.Paulo