Abertura de novas lojas no Mato Grosso supera os 22%

Leia em 3min 30s

Veja os dados da Geofusion que mostram recuperação do segmento no primeiro semestre de 2021

 

Com mais de 800 novos supermercados, Mato Grosso registrou aumento de mais de 22% no número de novas unidades no primeiro semestre deste ano, de acordo com um levantamento realizado pela Geofusion, uma empresa do segmento de inteligência geográfica no país.

 

No entanto, o crescimento ainda teve um ritmo inferior ao índice registrado no período pré-pandemia, mas com leve recuperação.

No primeiro semestre de 2019 houve aumento de 59,7% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 22,4% – em números absolutos isso significa mais 814 unidades abertas no estado.

 

Em 2020, esse percentual ficou em 13,5%. O potencial de per capita de compras no estado, neste ano, é de R$ 2,08 mil.

A Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) informou que muitas redes interromperam os projetos de novas lojas e que agora começaram a colocar novamente em atividade para inaugurar unidades ainda este ano e começo de 2022.

 

Muitos empresários optaram por reformar as lojas já existentes em pontos valorizados, principalmente em Cuiabá, ao invés de inaugurar novas unidades. A previsão é boa e com uma perspectiva de crescimento para o ano que vem, mais próximo da época pré-pandemia, segundo Alessandro Morbeck.

 

Já no Brasil levantamento aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia.

O primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%.

 

O setor foi um dos poucos que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis.

 

Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações foram adiadas.

O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015 em todo o país. Até 2018, houve variação entre 15% e 20%, no primeiro semestre.

 

De janeiro a junho de 2019, o aumento do número de novas unidades foi ainda maior: 39,5% em relação ao primeiro semestre de 2018. Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações acabaram sendo adiadas.

Contudo, Mato Grosso não está entre os estados que mais registraram maior expansão, no primeiro semestre de 2021.

 

O setor cresceu mais nos estados do Acre (86,0%), Sergipe (70,5%), Pernambuco (63,9%), Roraima (63,5%), Bahia (61,9%), Piauí (59,6%), São Paulo (56,5%), Amapá (56,5%), Tocantins (52,2%) e Paraíba (48,0%).

Todos esses estados vinham apresentando crescimento no indicador, e, em diversos momentos, estiveram no ranking dos estados com maior expansão em termos proporcionais.

 

Quando se trata de números absolutos, destacam-se São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas; Bahia, com quase quatro mil unidades; Minas Gerais, com 3,3 mil; Rio de Janeiro , com 2,6 mil; Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades, e por fim, Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, com cerca de 1,8 mil novos estabelecimentos.

 

Desenvolvida pela Geofusion a partir de metodologia própria, a estimativa anual per capita de consumo de alimentos no domicílio é maior nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (R$ 2,60 mil), São Paulo (R$ 2,56 mil), Santa Catarina (R$ 2,56 mil), Amapá (R$ 2,52 mil), Distrito Federal (R$ 2,50 mil), Rio Grande do Norte (R$ 2,44 mil), Paraná (R$ 2,26 mil), Mato Grosso do Sul (R$ 2,20 mil), Goiás (R$ 2,16 mil) e Rio de Janeiro (R$ 2,16 mil).

 

Fonte: G1


Veja também

Há anos não víamos uma queda tão expressiva de volumes, diz GPA

Presidente Jorge Faiçal diz que é possível perceber claramente o pé no freio dos consumidore...

Veja mais
Tesco adota loja GetGo, sem caixas, em Londres

Primeira loja com checkout free da maior rede de supermercados do Reino Unido, já oferece essa nova experiê...

Veja mais
Assaí expande negócios no Mato Grosso com aporte de R$ 76 mi

Esta sexta loja de 14 mil m² conta com 500 colaboradores entre diretos e indiretos no interior do estado   A...

Veja mais
Carrefour adere à loja modular de 15 m²

Novo modelo de negócio sustentável funciona como loja autônoma e de condomínio residencial ou...

Veja mais
Rede Jaú Serve amplia operação com nova loja no interior paulista

Estabelecimento de 10 mil metros quadrados será a 39ª unidade da companhia   A zona Leste de Ribeir&a...

Veja mais
Grupo Mateus e Marfrig recebem premiação de reconhecimento da Exame

Em parceria com o Ibmec, a principal premiação empresarial do país recebeu uma nova metodologia par...

Veja mais
Walmart reforça serviços baseados em dados dos clientes

Plataforma Luminate foi construída em parceria com a dunnhumby e gera inteligência e insights para melhorar...

Veja mais
Atacadão puxa balanço trimestral do Grupo Carrefour

Só o atacarejo abriu 7 novas lojas no período e, portfólio de marcas próprias incrementou as...

Veja mais
Um novo momento para o Grupo Peralta

Grupo fortalece seu braço de Shopping Centers e, no varejo alimentar, reestrutura operação para pot...

Veja mais