Primeira loja com checkout free da maior rede de supermercados do Reino Unido, já oferece essa nova experiência aos clientes
A Tesco abriu a sua primeira loja sem caixas de saída, em pleno centro de Londres, especificamente na sua loja Express High Holborn.
Esta inovação permite que os clientes da rede britânica possam comprar e pagar sem fazer scan do produto ou usar uma caixa de checkout. A experiência, batizada de GetGo, oferece os mesmos produtos de qualquer outro estabelecimento da insígnia.
A empresa já tinha implementado esta nova tecnologia, em 2019, no seu supermercado localizado em Welwyn Garden City. Agora, estende-se até a High Holborn, uma loja sem dinheiro desde que foi inaugurada, em 2018.
Câmaras e sensores
O cliente terá acesso ao estabelecimento por meio da aplicação Tesco.com e, uma vez no interior, após retirar os produtos de que necessita, poderá sair diretamente, sem ter que passar pela caixa.
Esta tecnologia usa uma combinação de câmaras e sensores de peso que determinam o que os clientes compraram e farão a cobrança diretamente através da aplicação, após a saída da loja. A Tesco fez uma parceria com a Trigo para lançar esta loja. A startup já tem parcerias com supermercados da Alemanha e da Holanda.
Da mesma forma, haverá no supermercado uma secção específica para produtos restritos a determinadas faixas etárias, com uma saída separada, onde os dados de identificação do cliente serão verificados manualmente.
O novo formato, conhecido como GetGo, segue lojas semelhantes abertas pela Amazon.
Anteriormente, alguns funcionários da Tesco podiam usar o sistema na loja de sua sede em Welwyn Garden City, mas esta é a primeira vez que ele está disponível para clientes regulares.
Kevin Tindall, diretor administrativo da Tesco Convenience, disse: “Nossa mais recente inovação oferece um checkout perfeito para clientes em movimento, ajudando-os a economizar um pouco mais de tempo.
Com a primeira loja GetGo pública lançada pela Tesco, esta nova tecnologia criará uma experiência de compra ainda mais conveniente para os clientes, economizando tempo para aqueles que querem ir comprar algo para almoçar ou jantar no caminho de casa, acredita Kevin Tindall.
“Este é atualmente apenas um teste de uma loja, mas estamos ansiosos para ver como nossos clientes responderão.”
No entanto, o Tesco não é o único supermercado a fazer experiências com a tecnologia de caixa gratuita no Reino Unido. A Aldi também tem experiência semelhante.
Richard Lim, executivo-chefe do grupo de analistas de varejo Retail Economics, disse que a ação da Tesco foi “um reflexo da maneira como a indústria em geral está caminhando”.
A Amazon Fresh agora tem seis lojas “recém-saídas” em Londres, tendo inicialmente lançado a tecnologia em 2018 na cidade americana de Seattle, por exemplo.
“Um elemento crítico disso para a Tesco também é obter dados e tentar elevar sua proposta o máximo possível para seus clientes”, acrescentou Lim.
O programa Clubcard da empresa já tem 6,6 milhões de usuários em seu aplicativo, então o varejista está “bem à frente da curva” quando se trata de usar informações sobre o que um cliente compra, ou como ele compra, para personalizar sua experiência, diz Lim.
O supermercado também se beneficiou de uma mudança para as compras online durante a pandemia.
De acordo com seu mais recente conjunto de resultados, as receitas do grupo Tesco saltaram 5,9% para £ 30,4 bilhões nos seis meses até agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Redação SuperHiper