Projeto europeu quer ter “loja sem desperdício” comandada por IA

Leia em 1min 30s

Parceria do grupo sueco ICA com a startup Whywaste conta com solução de Inteligência Artificial que gera recomendações para que os gestores reduzam o desperdício de alimentos

 

A rede sueca de supermercados ICA anunciou nesta semana uma parceria com a startup Whywaste para desenvolver diversas iniciativas de redução de desperdício de alimentos nas lojas físicas. Entre elas, está a adoção de um “gestor digital de desperdício”: uma solução baseada em Inteligência Artificial e análise de dados que gera recomendações automáticas de ações a serem tomadas. O sistema foi desenvolvido pela Whywaste e pela ICAx, o hub de inovação do grupo varejista ICA.

 

A primeira versão do sistema entrou em testes no fim de 2019 em um supermercado da ICA em Gotemburgo, na Suécia, e levou o ponto de venda a reduzir a perda de alimentos em 40%. Com a expansão do projeto, diversas lojas da rede no mercado sueco passarão a contar com o sistema.

 

A ICA tem dois objetivos principais com o projeto: diminuir a quantidade de lixo gerada e aumentar a eficiência dos processos internos das lojas. Para isso, o uso mais intenso de indicações fornecidas pela Inteligência Artificial será estimulado a partir de mudanças de processos, como recomendações dadas pelo sistema diariamente durante o processo de checagem da validade dos produtos nas gôndolas. Dependendo da categoria, do volume de vendas e da quantidade em estoque, o sistema pode sugerir descontos, doações ou o uso dos produtos como ingredientes em áreas como a padaria ou a rotisseria.

 

“Com essa parceria, queremos avançar no desenvolvimento da tecnologia para combater o desperdício de alimentos. Acreditamos que esse projeto se tornará uma referência na gestão de alimentos no varejo global”, afirma Kristoffer Hagstedt, CEO da Whywaste.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Rede Pague Menos projeta crescer 5% com a Verde Friday em 2021

Promoção temática será ominichannel aos clientes que buscam descontos atraentes  ...

Veja mais
Enxuto avança com expansão de loja de condomínio

Produtos do estilo needs for today compreendem o mix dessas pequeninas lojas, muitas delas, autônomas Ao abrir,...

Veja mais
GPA registra prejuízo líquido de R$ 88 milhões no 3º trimestre

Considerando o desempenho por formatos, houve disparada na operação das lojas de vizinhança e do e-...

Veja mais
Grupo ABC abre hoje novo atacarejo em Minas Gerais

Até o final do ano, mais dois lançamentos vão acontecer e em 2022, a rede promete 10 novas loj...

Veja mais
Grupo Koch começa o mês inaugurando loja de R$ 45 mi

A quadragésima primeira unidade da rede fica no litoral norte catarinense e oferece um mix de 15 mil produtos ...

Veja mais
Grupo Carrefour quer zerar emissão de carbono até 2040

Com a chegada da COP26, multinacional anuncia metas para ampliar o uso de energia renovável e reduzir ao má...

Veja mais
Hipermais abre nova loja no formato cash and carry em SC

Megaloja emprega cem colaboradores diretos e comercializa milhares de produtos    Joinville acaba de inaugur...

Veja mais
Bretas coloca no mercado marca própria de fralda

Produto de qualidade deve auxiliar no orçamento dos pais neste momento de volta da inflação  ...

Veja mais
Em ritmo acelerado, Assaí cresce 34% no 3T e quer abrir 28 lojas até o Natal

Para 2022, o grupo já traça as metas diante a efetiva aquisição do 71 pontos do Extra  ...

Veja mais