Dentro do programa ESG, a companhia que opera 3 bandeiras no Brasil, ampliou sensivelmente a doação de alimentos
O supermercado é o principal canal de abastecimento dos lares brasileiros. Para fornecer alimentos saudáveis e com segurança, desde perecíveis, ao não perecíveis, material de higiene, limpeza, dentre outros, uma cadeia entre produtor, indústria e varejo é estabelecida e gera impactos socioambientais. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante refletir sobre hábitos de consumo, corrigir e evoluir comportamentos, em prol da sustentabilidade do planeta.
Para a rede varejista Cencosud Brasil, que opera bandeiras como GBarbosa, Perini e Mercantil Atacado, a simbologia da data fomenta práticas do dia a dia, com a implantação de projetos e ações de responsabilidade socioambiental.
Reduzir, reciclar e reutilizar são frentes encaradas pela rede supermercadista. Uma das metas é a redução de desperdício de alimentos com a consequente doação de produtos em totais condições de consumo. No primeiro trimestre de 2022 as bandeiras da Cencosud Brasil doaram 53 toneladas de alimentos, um aumento de 256% em comparação ao primeiro trimestre de 2021.
Com a alta da inflação de 12,2% nos últimos doze meses, o Brasil voltou ao mapa da Fome da ONU e o índice de insegurança alimentar do brasileiro disparou para 6 pontos percentuais, segundo pesquisa em 160 países, do Gallup World Pool. Foi criada uma Comissão para viabilizar iniciativas socioambientais estratégicas para a companhia. Um trabalho sério, de consistência cotidiana e compromisso com resultados reais, como é o caso da doação de alimentos para quem mais precisa deste apoio nesta fase macroeconômica que atravessamos.
A reciclagem também é um pilar importante dentro da Cencosud Brasil e tem a colaboração direta das comunidades no entorno das lojas. De janeiro a março desse ano foram recicladas 2.316 toneladas de papel, plástico, alumínio e ferro. E os clientes têm colaborado com esta via de descarte consciente: 1.700 kg de lâmpadas foram coletadas para reciclagem nos pontos de venda nos três primeiros meses do ano, um aumento de 885% na participação da coleta seletiva. Outro dado sensível de mudança de hábito foi a opção pela sacola retornável, com a venda de 159 mil ecobags de janeiro a março de 2022.
Sustentabilidade no supermercado
Já na operação das lojas, o programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – RAMA tem sido uma realidade que engloba 100% da rede em Sergipe, Bahia e no Rio de Janeiro. Frutas, verduras e legumes estão devidamente identificados quanto à sua origem e atende ao monitoramento de resíduos químicos da região onde foi cultivado e distribuído. Essa gestão dos fornecedores promove transparência em toda a cadeia e junto ao consumidor.
A rede teve um consumo de 21.824 MWh de energia renovável no 1º tri de 2022, representando 73,4% do total. Para este resultado, a Cencosud Brasil dispôs de 45% das lâmpadas em LED, 97% dos expositores refrigerados através de plugins com 59% destes, com fechamento de vidro.
Redação SuperHiper