Mercadinho autônomo dispara em um ano

Leia em 2min 10s

Franquia baseada na honestidade está em uma parte dos estados brasileiros ao custo de R$ 35 mil

 

A pandemia impulsionou o crescimento de mercados de autoatendimento em ambientes residenciais. Não sair de casa para comprar itens básicos é fácil e rápido. Com a reabertura, o modelo tem se tornado cada vez mais comum em empresas. A Honest Market Brasil é uma franquia que viu seu faturamento crescer 400% de maio de 2021 até agora. A expectativa é faturar R$ 3,5 milhões com 200 franquiados em 2022.

 

Criada pelos sócios Murilo Specchio, Ana Paula Moraes e Gustavo Sartott, o empreendimento baseado na honestidade conta com mais de 50 franqueados em nove estados brasileiros.

 

Para comprar, o cliente escolhe o produto exposto sem restrição na estação que funciona 24 horas por dia. Sem atendente, o próprio cliente escaneia o código de barras no leitor do totem ou por aplicativo, e faz o pagamento. O índice de quebra estimado é de até 3%.

 

“No corporativo, nós já tivemos taxa de quebra de 0,75%. As estações estão em ambiente minimante controlados, isso ajuda muito para que esse índice seja baixo”, contou Ana Paula Moraes, uma das sócias da Honest Market Brasil.

 

O modelo de negócio tem inspiração estrangeira. O sócio Murilo Specchio teve contato pela primeira vez com o autoatendimento na Austrália em 2013. No primeiro momento, o empresário validou o método com a venda de refeições congeladas em ambientes corporativos. Em 2020, a Honest Market Brasil é criada em meio à pandemia de covid-19, o que aumentou a procura pelo negócio no contexto de isolamento social.

 

“O nosso objetivo é facilitar as compras pontuais, sem que as pessoas precisem se deslocar para outros endereços ou até mesmo, aguardar o delivery por um produto de consumo imediato”, explica Ana Paula Moraes.

 

A Honest Market Brasil oferece aos franqueados bebidas alcoólicas e não alcoólicas, refeições congeladas, mercearia, biscoitos, doces, salgadinhos, itens de home care e cuidados pessoais. Na lista de produtos estão marcas como Nestlé, Pepsico, Mondeléz, Ambev, Kibon.

 

 

Honest Market Brasil

 

Valor inicial: R$ 35 mil, sendo R$ 25 mil a taxa de franquia (inclui treinamentos e licença para operação da loja) e R$10 mil para capital de giro

 

Faturamento médio mensal bruto: R$ 15 mil

 

Tempo de retorno estimado: 12 meses

 

Fonte: Isabela Rovaroto, Exame


Veja também

Atacadão vai construir terceira loja no Polo Têxtil

Líder no varejo nacional, rede caminha para as 300 unidades em todo o país   Americana será ...

Veja mais
Expansão agressiva do grupo Pinheiro acontece na capital e interior do CE

De imediato, duas das novas lojas vão gerar 400 empregos diretos   O Supermercado Pinheiro confirmou para ...

Veja mais
Carrefour triplica participação no Sul

Com aquisição do BIG, grupo é dono da fatia de 25% dos super, hiper e atacarejos de todo o pa&iacut...

Veja mais
Segue em ritmo acelerado o calendário de inaugurações do Mateus

Sexta-feira, será a vez da quarta unidade da rede abrir suas portas no bairro cearense de Fátima Grupo ...

Veja mais
Por que as vendas cresceram nos mercados de bairro e lojas autônomas?

Estudo do Sebrae mostra os motivos desse incremento passada a pandemia   Os tradicionais mercadinhos de bairro ga...

Veja mais
Varejistas fazem promoções em combustíveis para aumentar fidelidade

Programas de recompensas trazem benefícios extras em período de alta do preço do petróleo &...

Veja mais
Conheça os planos do presidente do Carrefour para as lojas do BIG e do Sam’s

Novo vice-presidente do Conselho, Abílio Diniz, revela as novas estratégias da maior rede varejista d...

Veja mais
Cencosud fortalece atacarejo com nova loja Mercantil

Cash & carry repaginado conta com serviços, Eletro Show GBarbosa e farmácia   O Mercantil Ataca...

Veja mais
Na França, Carrefour mostra confiança sobre os negócios em 2022

Para a matriz, o grupo nunca teve que enfrentar tantos desafios   O Carrefour vê 2022 com confiança ...

Veja mais