Rede cresce de olho no cliente ávido por conveniência e não preço

Leia em 2min 30s

Dentro de um ano, grupo Oxxo quer triplicar o número de lojas no país

 

Rodrigo Patuzzo, presidente do Grupo Nós, que opera as lojas Oxxo e Shell Select no Brasil, está vendo uma tendência interessante entre os compradores. Apesar da pressão da inflação, muitos estão escolhendo conveniência em vez de preço.

 

O Grupo Nós, uma joint venture entre a brasileira Raízen e a varejista mexicana Femsa Comercio, está trabalhando para conquistar uma fatia maior do mercado de mercearias do Brasil com suas lojas Oxxo, focadas em consumidores urbanos.

 

“Existe uma tendência de busca por tempo…Por isso as pessoas estão cada vez menos dispostas a pegar um carro, atravessar uma cidade, para ir a um super atacarejo”, disse Patuzzo à Reuters. A rede Oxxo, que começou no Brasil em 2020, agora tem 119 lojas próprias e operadas e pretende ter 309 lojas até abril do próximo ano, afirmou.

 

Luiz Claudio Dias de Melo, da consultoria 360 Varejo, disse que o modelo se beneficiou da pandemia de coronavírus e da rotina de trabalho remoto, onde as pessoas optaram por ficar mais perto de casa, ajudando lojas locais ou pequenas a superarem supermercados movimentados.

 

João Gabriel Batista, publicitário de 30 anos, foi conquistado pelo mercado de proximidade para fazer suas compras pelo fator tempo, apesar de custar um pouco mais.

“É melhor ir a um mercado rápido do que economizar alguns reais na fila de um grande mercado”, disse.

 

A rede Oxxo concorre no Brasil com Minuto Extra e Minuto Pão de Açúcar, do GPA, com 241 lojas, e Carrefour Brasil, com 145 lojas express. Hirota, outra marca local, tem 109 lojas no país. Em uma ruptura com seu modelo mexicano, a rede Oxxo adicionou padaria e frutas e vegetais.

 

Patuzzo admitiu que questões como a alta inflação – anual de quase 12% – eleva os custos de logística para a empresa, mas a companhia está tentando mitigar isso com operadores terceiros para logística de frutas e padaria e lojas menores, economizando em aluguel e contas.

 

“Queremos chegar em um nível de eficiência que vai permitir abrir (o negócio) para o Brasil inteiro”, disse Patuzzo.

 

Em abril, Itaú BBA disse em um relatório que o Brasil poderia ser o próximo grande mercado para a rede Oxxo fora do México. O formato de conveniência tem apenas 1% de participação no Brasil, deixando muito espaço para expansão.

 

“Cinco mil lojas Oxxo nos próximos 10 anos soava conservador para o México 15 ou 20 anos atrás. Apesar de reconhecermos que é muito cedo para considerarmos mais de 20 mil lojas no Brasil, todos os dados nos fazem crer que isso é uma possibilidade real no longo prazo.

 

Fonte: Carolina Pulice, Reuters-Uol/ O Olhar da Cidade


Veja também

Por que as ações do GPA podem dobrar de valor na B3 em 2023?

Analistas do Itaú BBA fazem previsões nesse sentido frente aos papéis que lideram os ganhos na Bols...

Veja mais
Cash & Carry vivencia sua última fronteira

Prestes a abrir dezenas de lojas com muitas novidades, o Assaí comemora a chegada às áreas centrais...

Veja mais
Mercantil Atacado inaugura loja em Pau da Lima nesta terça, 28 de junho

Décima unidade da rede abrirá ao público a partir das 9h com diversas ofertas   Nesta ter&cc...

Veja mais
Prezunic arrecada agasalhos até o dia 30 em todas as lojas da rede

  Campanha vai doar roupas de frio para instituições próximas a cada unidade   A ...

Veja mais
Novo CD de rede regional sinaliza expansão do varejo de alimentos na região SE

Detentor de 33 unidades, grupo investe na qualificação permanente dos seus colaboradores   Com gran...

Veja mais
Décimo maior grupo varejista do país está prestes a abrir novo canal de venda

Clientes já visualizam obras no estacionamento de uma das maiores lojas da rede   O famoso esquilo de Port...

Veja mais
Grupo faz aporte agressivo para abertura de quatro novos atacarejos ao longo de um ano

Rede com mais 70 lojas no Sudeste integra o Ranking Abras 2022 com os 25 maiores varejistas do país   Com ...

Veja mais
Festas juninas e julinas aquecem vendas do Confiança Supermercados

A rede espera um aumento de aproximadamente 10% nas vendas em relação ao ano anterior   Chegou a &e...

Veja mais
Nos EUA, varejista usa plataforma de mídia para crescer no interior

Em vez de dar preferência a regiões densamente populosas (e mais competitivas), Dollar General amplia resul...

Veja mais