Só neste semestre, a Comercial Zaffari vai inaugurar 3 lojas. Outras redes cruzam divisas e também se instalam na região com esse formato
O segundo maior grupo de supermercados do Rio Grande do Sul vai abrir mais três lojas de seu atacarejo até o fim de 2022. Em nota, a Comercial Zaffari, com sede em Passo Fundo, informou que terá novas unidades em Tramandaí, Cachoeira do Sul e Marau, pertinho de Passo Fundo.
“A previsão é de que as três (lojas) sejam inauguradas no último trimestre do ano, em um período de 30 dias”, avisa a rede, que teve faturamento de quase R$ 2,5 bilhões em 2021, segundo o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), ficando atrás apenas do grupo Zaffari, com R$ 6,3 bilhões de receita bruta.
O ritmo forte de expansão da bandeira de Passo Fundo é um dos motivos do crescimento que fez a Comercial Zaffari ultrapassar o grupo Unidasul, que ocupava o segundo lugar e agora é o terceiro do setor.
Com as três novas e duas abertas no primeiro semestre, a Comercial acrescentará cinco unidades na família de atacarejos, que alcançará 24 integrantes este ano. O grupo completo, que tem supermercados, chegará a 34 lojas.
O líder Zaffari de Porto Alegre, anunciou no primeiro semestre a criação de sua bandeira de atacarejo, o Cestto, que terá a primeira loja operando até dezembro em Gravataí, na Região Metropolitana (RMPA).
A notícia sobre a filial de Tramandaí, no Litoral Norte, já havia sido divulgada pela prefeitura. A previsão é outubro. A coluna noticiou a construção da unidade de Cacheira do Sul. Os três futuros atacarejos estão com vagas de trabalho abertas.
“As lojas seguem a missão de contribuir para a redução do custo de vida dos clientes, levando produtos de qualidade a preço justo.
A Comercial Zaffari tem 31 lojas, dez são supermercados que seguem o nome da rede e 21 são Stok Center. Hoje são 4 mil funcionários na varejista.
O mundo dos atacarejos vai aumentar mais
O mundo dos atacarejos, segmento que mais cresce no setor e num movimento que já se consolidou em outras regiões do País, tem, na cena estadual, ainda o Desco, do Imec (Lajeado), que abriu filial em Porto Alegre, em abril, e agenda outra operação para estrear este ano em Alvorada.
De fora, entram com fome de espaço o Via Atacadista, da rede catarinense Passarela, e o Fort, também do estado vizinho, com projeto para ter loja em Porto Alegre e com licença de obras para erguer unidade em Canoas, recebida na semana passada. Outras marcas locais vão entrar no ramo, como a rede Super Kan, do Extremo Sul de Porto Alegre, que está erguendo o Center Kan, que terá atacarejo.
Onde já tem e onde vai ter loja do Stok Center?
São 21 lojas da bandeira de atacarejo, sendo 20 no Rio Grande do Sul e uma em santa Catarina. As futuras unidades do Stok Center a serem erguidas e já anunciadas.
Futuras lojas e inauguração prevista:
Cachoeira do Sul (RS), último trimestre de 2022
Marau (RS), último trimestre de 2022
Tramandaí (RS), em outubro de 2022
Venâncio Aires (RS), no começo de 2024
Rio Grande do Sul
Passo Fundo (3)
Caxias do Sul (2)
Canoas (1)
Capão da Canoa (1)
Cruz Alta (1)
Gravataí (1)
Guaíba (1)
Ijuí (1)
Lagoa Vermelha (1)
Porto Alegre (1)
Pelotas (1)
Rio Grande (1)
Santa Cruz do Sul (1)
Santa Maria (1)
Santa Rosa (1)
Santo Ângelo (1)
Vacaria (1)
Santa Catarina
Lages (1)
Fonte: Patrícia Comunello, Jornal do Comércio