Assaí abre segunda loja convertida do Extra em SP

Leia em 2min 30s

Até o final do ano, grupo quer inaugurar 20 lojas e no primeiro semestre do ano que vem, outras 30

 

O Assaí abre nesta quarta-feira a segunda loja em São Paulo convertida da rede de hipermercados Extra, operação adquirida pela empresa no ano passado. A unidade se localiza na zona oeste da cidade, e trata-se do antigo Extra Anhanguera.

 

Ao todo, 70 pontos foram comprados pelo Assaí por cerca de R$ 4 bilhões e que estão sendo reabertos gradualmente. Nesta semana serão quatro aberturas e até o começo da semana que vem terão sido reinauguradas oito unidades do Extra.

 

A meta da companhia é inaugurar 40 unidades do Assaí oriundas do Extra em 2022 e 30 em 2023. A rede deve terminar o ano com 265 lojas aproximadamente.

 

Todos os pontos do Extra serão migrados durante o primeiro semestre de 2023. A expectativa é que as unidades já estejam gerando venda e diluindo custos de abertura, num volume mais representativo, entre o segundo e terceiro trimestres.

 

Na manhã desta terça-feira, analistas de bancos visitaram a nova unidade da Anhanguera. As questões centrais do mercado passam pela capacidade de a empresa entregar as vendas estimadas nas novas lojas. Na unidade da Anhanguera, a empresa estima que é possível aumentar venda de até R$ 500 milhões ao ano, sendo que uma loja comparável à nova aberta vende em torno de R$ 400 milhões ao ano. Foram investidos entre R$ 45 milhões a R$ 50 milhões.

 

“Entendemos a dúvida [sobre vendas], mas acredito que essa questão diminuiu depois que começamos a abrir as lojas e a mostrar o modelo. As unidades [migradas] do Extra, nos últimos anos, triplicaram as vendas após a abertura [em relação ao modelo de hipermercado]”, disse Belmiro Gomes, presidente do Assaí.

 

Outro ponto que vem sendo destaque dos relatórios de analistas, e mencionado na visita à loja, é o impacto das despesas com as inaugurações. A margem Ebitda da empresa tem girado em torno de 7,5 % — o índice mede lucro após efeitos de despesas operacionais.

 

A empresa já sinalizou ao mercado neste ano que esse índice deve cair 0,5 ponto em 2022. “Não tivemos essa queda ainda no primeiro e terceiro trimestres mas ainda mantemos essa expectativa porque pode haver impacto do resto do ano”, disse Gomes.

 

Não há expectativa de que esse índice avance neste ano com esse movimento de transformação de Extra em Assaí, que eleva despesas e tende a elevar promoções, o que impacta em Ebitda.

 

Outro tema citado foi o efeito das despesas na receita líquida: a taxa tem girado em 9,5%, sendo que já foi a 9% um ano atrás. Gomes entende que essa questão não tem sido um ponto de maior pressão do mercado e que a empresa vem trabalhando com taxas até abaixo de 9% em determinadas lojas.

 

Fonte: Adriana Mattos, Valor


Veja também

Grupo Zaffari adota novo equipamento para acabar com a falta de moedas

Perto desenvolveu a solução MoedAqui para incentivar as pessoas a trocarem moedas por cédulas &nbs...

Veja mais
Macromix inaugura loja em Tramandaí nesta quinta-feira, 1º de setembro

A cidade de Tramandaí recebe amanhã, dia 1º de setembro, sua primeira unidade do Macromix Atacado. A ...

Veja mais
Prezunic doa 12 toneladas de alimentos no 1º semestre de 2022 em parceria com o Sesc

  Programa Mesa Brasil homenageou participantes em evento realizado no Rio   O Prezunic foi homenageado nes...

Veja mais
Rede comemora aniversário com abertura de lojas e promoções

Até dezembro, mais 7 atacarejos do grupo Mart Minas serão entregues atingindo 75 lojas até o final ...

Veja mais
Assaí pode ser nº 1 do Casino em 2025

Agilizando a entrega de lojas convertidas, grupo abre 4 lojas esta semana como o antigo Extra Anhanguera   A rede...

Veja mais
GBarbosa inaugura Eletro Shows em Ubaitaba e Seabra na Bahia

Com foco em eletro, rede alcança 93 unidades com 10 aberturas este ano   O GBarbosa inaugurou mais duas un...

Veja mais
Savegnago recompõe parte do time executivo

Mudanças são fundamentais para o projeto de chegar a 88 lojas até 2026, diz a empresa   &nbs...

Veja mais
Novo supermercado inaugura loja com QRCode de rastreabilidade nas FLVs

Unidade de rede regional apresenta outros diferenciais como adega e seção de produtos saudáveis &n...

Veja mais
Atacarejos aceleram expansão das redes em todo o país

Filiais são anunciadas aos quatro ventos e agora surgem até as lojas com muitos serviços, o que fog...

Veja mais