Dia tem novo CEO global

Leia em 5min 10s

Renovação de liderança alimenta o propósito de tornar o grupo campeão de lojas de vizinhança em todos os países onde opera  

 

 

O Conselho de Administração do Grupo Dia, por iniciativa de seu Presidente Stephan DuCharme, aprovou a nomeação de Martín Tolcachir, atualmente, CEO do DIA Argentina, como CEO Global do GrupoTolcachir assumirá a estratégia global da empresa e liderará a execução do processo de aceleração para o crescimento em todos os países em que opera.
 

O novo CEO trabalhará em estreita colaboração com Stephan DuCharme, que permanecerá envolvido com o Dia após a conclusão da fase de redirecionamento da empresa e continuará sua função não executiva como Presidente do Conselho de Administração.
 

Com esta nova estrutura de governança corporativa, ao separar as funções de Presidente e CEO, o Grupo Dia busca acelerar seu crescimento sustentável e lucrativo, concentrando-se no desenvolvimento de suas prioridades estratégicas e mantendo um relacionamento cada vez mais próximo com todos os seus stakeholders.
 

Como Stephan DuCharme, Presidente do Grupo Dia, diz: “Após minha nomeação em março de 2020 como CEO, percebemos que implementar o roteiro de nossa estratégia exigiria paciência e trabalho duro. Isto significou desenvolver um novo modelo de operação do Grupo, baseado em uma liderança nacional descentralizada e capacitada com total responsabilidade pelos resultados, estrategicamente apoiada pela sede corporativa da empresa. Além disso, era importante fortalecer as relações de confiança com todas as partes interessadas”. Ele acrescenta: “Nós nos concentramos em oferecer uma proposta de valor diferenciada em relação aos nossos concorrentes, um novo conceito de loja, revisando nosso sortimento e acelerando o desenvolvimento de nossa própria marca. Mas, acima de tudo, lançamos as bases para uma nova liderança e uma forte equipe de gestão. Este roteiro já é uma realidade, como evidenciado pela promoção de Martín Tolcachir.
 

Ele conclui: “Estou extremamente orgulhoso de concluir a fase de redirecionamento da empresa graças à grande equipe que temos hoje”. Tenho plena confiança na capacidade de Martín de liderar este grupo de profissionais com base em seu conhecimento de nossa empresa e de nossa cultura, em sua experiência anterior como CEO da Dia Argentina e de outras multinacionais, e em sua capacidade de enfrentar desafios como a inflação”.
 

Nesta estrutura organizacional renovada do Grupo Dia, Martín Tolcachir, como CEO Global da empresa, será responsável pela implementação da estratégia renovada da Dia, garantindo a continuidade de uma estratégia que já está dando frutos. A nomeação de Martín coincide com a chegada de uma nova fase após a realização de um marco importante no qual a empresa completou substancialmente seu roteiro para 2020 em 80% de seus negócios, que agora está “em crescimento”, como anunciado nos resultados do primeiro semestre deste ano financeiro.
 

Formado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Buenos Aires e com MBA pela IMD Business School, o novo CEO Global do Grupo Dia tem mais de 20 anos de experiência no setor de distribuição e bens de consumo, em empresas como o Carrefour e Electrolux. Ele ingressou no Dia em setembro de 2020. Sua experiência na construção de marcas sólidas e respeitáveis e o sucesso de sua atuação no Dia Argentina, onde impulsionou a implementação da estratégia e proposta de valor da empresa e o desenvolvimento de uma equipe executiva sólida, são seus melhores endossos. Sua nomeação reflete o compromisso com o talento interno do Grupo Dia, que nos últimos dois anos e meio fortaleceu a liderança de seu Comitê de Gestão com profissionais de reconhecida experiência que agora trabalharão sob a liderança renovada de Tolcachir.
 

Nas palavras de Martín Tolcachir, novo CEO Global do Grupo Dia: Enfrento este novo desafio com enorme responsabilidade e entusiasmo, determinado a garantir que a soma do trabalho de todos nós que compõem o Dia reforce nosso foco no cliente e a estratégia de acelerar o crescimento de nossa empresa. Para isso, continuaremos a nos concentrar na proximidade, sem esquecer os valores que dão significado ao Dia, seu forte compromisso social e nosso firme compromisso com os franqueados e fornecedores locais, bem como a digitalização e o comércio eletrônico como alavancas para reforçar a proximidade“.


 Nesta nova estrutura de continuidade, a Espanha continuará a desempenhar um papel essencial no crescimento da empresa, um mercado que representa mais de 60% dos negócios do Grupo Dia e no qual se concentrará, ainda mais nesta nova fase. O CEO do Dia Espanha, Ricardo Álvarez, desempenhará um papel fundamental na geração de crescimento e rentabilidade neste mercado para o Grupo Dia e terá o apoio total da Tolcachir e do Conselho de Administração da empresa.

 

Mais perto a cada Dia

 

O Grupo Dia (Distribuidora Internacional de Alimentação) é a rede líder de lojas locais, com cerca de 6.000 lojas e franquias na Espanha, Portugal, Brasil e Argentina. Fundado em 1979, o Grupo Dia é uma empresa espanhola com sede em Madri e listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Valência e Bilbao. De suas quase 6.000 lojas, 2.700 são operadas sob o modelo de franquia. A empresa tem cerca de 2.700 lojas Dia e 1.000 lojas Clarel na Espanha; 500 lojas Minipreço em Portugal; 700 lojas Dia no Brasil e 900 na Argentina.
 

Seus mais de 38.500 funcionários diretos e 18.000 colaboradores de franquias são movidos pelo mesmo propósito: estar “mais perto todos os dias” das pessoas e fazer parte de suas casas, oferecendo um serviço essencial para a comunidade que facilita seu bem-estar. Com a ambição de liderar a loja de vizinhança em cada país e marca com a qual opera (Dia ou Clarel, entre outros), o Grupo Dia oferece a seus mais de 20 milhões de clientes em todo o mundo uma experiência mais rápida, mais simples, mais próxima e de alta qualidade ao alcance de todos.
 

O Grupo Dia destina 4.800 milhões de euros a seus mais de 3.200 fornecedores nos países em que opera, fazendo 95% de suas compras localmente para oferecer alimentos ao alcance de todos e tentando gerar um impacto positivo nas comunidades em que está presente.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Ícone do GPA é aberto com bandeira Pão de Açúcar

Loja convertida do Extra tinha o maior movimento diário de clientes da companhia e agora possui metragem recorde ...

Veja mais
Assaí “gourmet” pode triplicar o faturamento do antigo ponto

Nova geração de lojas convertidas do Extra no estilo “clean” busca atrair um público qu...

Veja mais
Atacarejo reforça itens gelados em nova loja na praia

Rede oferece grande mix de produtos em seu 12º atacarejo   A cidade de Tramandaí recebe nesta quinta-...

Veja mais
Grupo Bahamas e CT JF promovem a Copa Empório Bahamas de Futevôlei

Em parceria com o CT JF, o Grupo Bahamas irá promover, no dia 3 de setembro, sábado, a Copa Empório...

Veja mais
Em expansão, Grupo abre mais uma loja no Distrito Federal

Com diversos formatos de varejo, rede caminha para a centésima loja em cinco estados do país   Com ...

Veja mais
Assaí abre segunda loja convertida do Extra em SP

Até o final do ano, grupo quer inaugurar 20 lojas e no primeiro semestre do ano que vem, outras 30   O Ass...

Veja mais
Grupo Zaffari adota novo equipamento para acabar com a falta de moedas

Perto desenvolveu a solução MoedAqui para incentivar as pessoas a trocarem moedas por cédulas &nbs...

Veja mais
Macromix inaugura loja em Tramandaí nesta quinta-feira, 1º de setembro

A cidade de Tramandaí recebe amanhã, dia 1º de setembro, sua primeira unidade do Macromix Atacado. A ...

Veja mais
Prezunic doa 12 toneladas de alimentos no 1º semestre de 2022 em parceria com o Sesc

  Programa Mesa Brasil homenageou participantes em evento realizado no Rio   O Prezunic foi homenageado nes...

Veja mais