Assaí reduz emissão de gases em 27%

Leia em 4min

Resultado reforça o compromisso do atacadista com a agenda climática e está alinhado com a sua meta de reduzir em 38% as emissões de carbono

 

 

Em linha com o seu pilar de sustentabilidade e com um sólido planejamento de eficiência energética, o Assaí Atacadista atingiu, no terceiro trimestre deste ano, a diminuição de 27% de suas emissões no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Destaque para redução de 16% das emissões de gases refrigerantes, ou seja, emissões próprias provenientes da empresa (escopo 1); e de 65% nas emissões provenientes do consumo de energia elétrica (escopo 2).  

 

O resultado está alinhado ao compromisso da Companhia em reduzir 38% das suas emissões até 2030, tendo como base o total emitido por sua operação em 2015 – sendo que neste ano a Companhia contava com 95 lojas e, atualmente, possui mais de 240 unidades em funcionamento. A meta está atrelada a remuneração variável tanto da média como da alta liderança da empresa, o que inclui CEO e diretoria, além dos cargos de consultoria, coordenação e gerência de lojas, Centrais de Distribuição e matriz.

 

Além disso, reforça a urgência do tema – segundo relatório divulgado em setembro pela Organização das Nações Unidas, o fornecimento de energia limpa deve dobrar até 2030 para evitar que as mudanças climáticas coloquem em risco a segurança energética global.    

 

Ações efetivas

 

Os resultados do Assaí são possíveis diante de um comprometimento real com o tema da sustentabilidade, identificando oportunidades a partir de objetivos e metas bem definidas. Uma das principais frentes de trabalho que contribuíram para esse resultado vem da migração da matriz energética utilizada para operação da Companhia. Beneficiou ainda para a redução dos indicadores o avanço de um modelo de loja mais sustentável, que utiliza equipamentos e implantou iniciativas para otimizar o consumo de energia elétrica.    

 

Conheça mais sobre essas frentes de trabalho do Assaí: 

Agenda climática e Mercado Livre de Energia: Por meio de seu planejamento de eficiência energética e comprometido com a agenda climática, o Assaí investe, cada vez mais, em uma matriz energética diversificada e mais limpa. Atualmente, mais de 95% do que é consumido pela Companhia têm como origem fontes renováveis, ou seja, são provenientes das matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas, contribuindo para a redução de emissões de escopo 2.

 

“Migramos as nossas lojas para contarmos com uma energia mais limpa, uma vez que no mercado livre, optamos pela utilização de matrizes 100% renováveis. Além disso, é um sistema mais ágil e econômico, permitindo um canal direto entre o fornecedor de energia e o consumidor final”, conta Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí. 

 

Ecoeficiência: Além da migração para o mercado livre de energia, as novas lojas do Assaí são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental. A estratégia reforça a preocupação com a forma de operação da Companhia, que ganha cada vez mais destaque entre os(as) clientes. Hoje, todas as unidades do atacadista são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.     

 

Nas lojas mais antigas da empresa, a alteração para iluminação LED já está sendo realizada juntamente com a automatização dos sistemas de ar-condicionado com implementação de sensores que permitem a regulagem e desligamento automáticos do sistema nos casos em que a temperatura está adequada. Em 2021, 27 lojas tiveram sistemas de climatização automatizados instalados, totalizando 117 unidades, o que permitiu a redução do consumo de energia (escopo 2).  

  

Eletropostos: Dando sequência ao seu planejamento de eficiência energética e atento às demandas de mercado, a Companhia também passou a disponibilizar, em parceria com a GreenYellow, o serviço gratuito de recarga elétrica para os carros dos(as) clientes. Até o momento, 11 lojas do atacadista nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal já contam com este novo serviço e a projeção do Assaí é que, ao todo, 30 unidades contem com este diferencial em 13 diferentes estados brasileiros, até o primeiro semestre de 2023, sendo que a energia que abastecerá os carros será provida de fontes 100% renováveis.     

 

“Com a implantação dos eletropostos atendemos a uma demanda que deve se tornar crescente nos próximos anos no país, além de oferecer aos(as) nossos(as) clientes uma alternativa gratuita, ágil e sustentável para carregamento de seus carros enquanto realizam suas compras no Assaí”, finaliza Attademo. 

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Stock Atacadista inaugura sétima loja

Nova unidade do Atacarejo gerou mais de 200 empregos   Atuando no Paraná e em São Paulo, o Stock At...

Veja mais
Black Friday: conheça ações de supermercadistas

Semana de ofertas e descontos agressivos fazem as redes apostarem em crescimento de até 60% nas vendas; Copa impu...

Veja mais
Atacadão segue em expansão robusta

Após integração do Grupo BIG, rede aumenta número de lojas por conversão e novas inau...

Veja mais
Assaí abre duas unidades na mesma semana

As inaugurações em São Paulo e Piauí fazem parte do plano de expansão da rede, que j&...

Veja mais
GPA acelera transformação digital para dobrar vendas online

Iniciativa é uma das estratégias da companhia em parceria com a Google Cloud para atingir o objetivo at&ea...

Veja mais
Bom Lugar gera empregos e entretenimento em Araçoiaba (SP)

Nova unidade da rede traz novo conceito de supermercado e emprega mais de 100 pessoas   A nova loja da Rede Bom L...

Veja mais
Comercial Zaffari conquista “Top Ser Humano” da ABRH

Rede concorreu pela primeira vez; Programa Acelera, para formação de lideranças, foi o destaque &n...

Veja mais
Semar Supermercados reinaugura loja em Mogi das Cruzes (SP)

No dia 22 de novembro a unidade César de Souza abrirá suas portas com várias novidades   O G...

Veja mais
Covabra Supermercados prevê quatro inaugurações até 2024

Com expansão, rede passará de 18 para 22 unidades na região de Jundiaí   Presente em ...

Veja mais