Semana de ofertas e descontos agressivos fazem as redes apostarem em crescimento de até 60% nas vendas; Copa impulsiona a compra de alguns itens
As promoções da Black Friday deste ano estão dividindo atenção com os jogos da Copa do Mundo. Por isso, é ainda mais importante apostar na divulgação das promoções, especialmente nos canais digitais.
Segundo levantamento feito por uma pesquisa, cerca de 75% dos usuários costumam adquirir produtos ou serviços online, sendo que 29% afirmam ter o hábito de fazer compras toda semana. Entre os principais motivos que levam o consumidor a comprar nesse ambiente estão preço (54%), entrega rápida (34%), facilidade de encontrar os produtos desejados (27%), variedade de pagamentos (22%) e taxa de entrega (21%).
O Flex Atacarejo é um dos supermercadistas que enxerga um grande potencial de movimentação no setor por meio das vendas online durante esse período, por acreditar que além da promoção momentânea o consumidor também está em busca de criar elo de confiança com aquele e-commerce para aproveitar outras promoções.
Vendas online e retirada na loja
Outra rede que também aposta nas vendas online é o Covabra, que preparou 3 dias de ofertas tanto nas lojas físicas quanto no Covabra Entrega, plataforma on-line que oferece a opção ao cliente de receber a compra em casa ou retirar na loja. “O consumidor brasileiro é muito sensível a ofertas e, a cada ano, a data tem ganhado mais importância no varejo alimentar”, explica Dioner Carlos do Santos, diretor-presidente da rede Covabra Supermercados.
Com a expansão da rede de supermercados, que abriu duas novas lojas em 2022, uma em Limeira e outra em Jundiaí, o crescimento esperado para essa data é de 30% nas vendas.
Descontos agressivos
O mercado de proximidade OXXO, que está presente no estado de São Paulo, estendeu a Black Friday para toda a semana. Com descontos que podem chegar a 60%, a promoção acontecerá até o dia 27 em todas as unidades, localizadas em nove cidades do estado: São Paulo, Campinas, Jundiaí, Osasco, São Bernardo do Campo, Piracicaba, Guarulhos, Santo André e São Caetano do Sul.
Durante o período, os clientes poderão achar diversas opções de produtos com preços bem abaixo do praticado em dias normais em artigos como bebidas, fast food, snacks, padaria, higiene pessoal e limpeza.
O churrasco da Copa
O Grupo Supernosso, que contempla os supermercados homônimos, o Apoio Mineiro e as lojas digitais, também aposta em descontos agressivos para a data promocional, especialmente em bebidas, carnes e lanches. “A Black Friday é uma das ações promocionais mais fortes do grupo. Fomos o primeiro supermercado mineiro a abraçar a data. E hoje, somos a principal referência, já que nenhum outro grupo varejista local oferece descontos tão agressivos quanto os nossos”, afirma o vice-presidente do grupo, Rodolfo Nejm, em nota. “Como o período vai coincidir com os jogos da Copa do Mundo, estamos apostando pesado. Queremos facilitar o abastecimento de lares e negócios. E este também será o momento ideal para já preparar a casa para o Natal e fim de ano”, completa.
As 72 lojas em Belo Horizonte e região metropolitana serão contempladas. Em 2022, a empresa prevê um crescimento de 30% no faturamento na comparação com o ano anterior. Há expectativa de crescimento de 50% nas vendas online na data em relação ao mesmo período.
Redação SuperHiper