Supermercados transformam suas marcas em item de desejo

Leia em 2min 30s

Redes investem em vestuário, acessórios e brinquedos com a marca das lojas para criar linhas adicionais de receitas

 

 

Por Renato Müller

 

 

Que os supermercados estão no dia a dia dos consumidores, não é nenhuma novidade. Mas várias redes americanas estão desenvolvendo linhas de produtos para levar esse relacionamento muito além da compra e venda de alimentos. Canecas, camisetas, brinquedos e outros itens típicos de lojas de turistas ou de visitas a parques temáticos estão ocupando espaço nas gôndolas de bandeiras como H-E-B, Aldi e 7-Eleven.

 

Em novembro, a rede de supermercados H-E-B criou uma área somente para itens colecionáveis com sua marca, dentro de uma loja em Kerrville, no Texas, com a intenção de expandir o conceito para outros PDVs em 2023. Segundo a empresa, vender itens como camisetas, canecas e canetas com o logo da rede é uma forma de “aproximar a marca de seus fãs”.

 

Esse tipo de iniciativa tem vários objetivos. O primeiro, e mais claro, é reforçar o vínculo com os consumidores fiéis, que se orgulham tanto da marca a ponto de, literalmente, vestir a camisa. O segundo é gerar publicidade. “Se alguém compra produtos com o logo da marca, basicamente se transforma em um outdoor ambulante”, comenta Blake Droesch, analista sênior da Insider Intelligence. Por fim, essa pode se tornar uma linha relevante de receita ao longo do tempo, com uma margem superior à da venda de alimentos.

 

A rede de lojas de conveniência 7-Eleven tem usado produtos com seu logotipo não apenas como uma categoria extra, mas também como um reforço à marca nas redes sociais. No TikTok, criadores de conteúdo têm usado produtos da rede, seja em posts para a marca ou em situações mais “neutras”, como mostrar o “look do dia”, montado somente com itens próprios da 7-Eleven. A rede lançou sua linha 7Collection em agosto.

 

Outro caminho explorado por marcas é o uso desses produtos como brinde para os clientes em ações promocionais. A rede de lojas de conveniência Wawa segue essa linha, ao mesmo tempo em que coloca à venda itens como blusas de moletom com sua marca.

 

Quem dá um bom exemplo do impacto que esse tipo de ação pode alcançar é a alemã Aldi, que lançou uma linha de vestuário no Reino Unido em abril de 2021. Os produtos esgotaram rapidamente e passaram a ser vendidos no eBay por mais de três vezes o preço original. Para a temporada de Natal daquele ano, a empresa desenvolveu a linha Aldimania e, em 2022, ofereceu em abril a linha de vestuário Aldi Gear, com produtos abaixo de US$ 10. No fim do ano, foi a vez de uma nova série de itens Aldimania de vestuário esportivo, batizada como “Aldidas” pelos fãs nas redes sociais.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Assaí conclui plano de expansão e bate recorde de inaugurações em 2022

Foram 60 inaugurações no ano; Em São Paulo, companhia tem 100 lojas, consolidada como maior rede de...

Veja mais
Savegnago Supermercados inaugura 3ª loja em Sumaré, SP

Nova unidade gerou 170 postos de trabalho e conta com um mix diferenciado de produtos e serviços     ...

Veja mais
Carrefour inaugura segunda loja em Barueri, SP

Maior empregador privado do país, grupo inaugura mais uma loja convertida     O Grupo Carrefour Bras...

Veja mais
COOP participa de ação social em Sorocaba, SP

Rede integra o Natal Sem Fome, promovido pelo Banco de Alimentos de Sorocaba     Em mais uma aç&atil...

Veja mais
Venda fracionada de lojas pode ser solução para Makro

Empresa estuda possibilidades, entre elas a entrada de fundos imobiliários no acordo     Uma das mai...

Veja mais
Grupo ABC inaugura nova loja e cumpre meta de expansão do ano

Consistência do plano de expansão leva a 12 inaugurações em 2022     No ano em q...

Veja mais
Grupo ABC inaugura nova loja e cumpre meta de expansão do ano

Consistência do plano de expansão leva a 12 inaugurações em 2022     No ano em q...

Veja mais
COOP patrocina restauração de obras de arte do metrô

Rede usou a Lei de Incentivo para recuperar obras nas estações paulistanas   A Coop se to...

Veja mais
Instituto Assaí arrecada alimentos para doação

Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis é realizada desde 2013 e a partir...

Veja mais