Rede gaúcha de supermercados aposta em nova marca de atacado

Leia em 2min 30s

Após adquirir três lojas do Carrefour, Grupo Asun converte unidades para a bandeira Leve Mais Atacado, nova marca do segmento da rede

 

O mercado, nos últimos anos, se movimentou ao crescimento de redes de supermercados voltadas ao atacado e varejo, devido a grande procura do público pela variedade de produtos e preços mais em conta, aumentando a demanda do investimento em lojas que atendessem essa demanda e exigência do consumidor.

 

Estudo realizado pela Nielsen e publicado pela revista SuperHiper (veja na edição 557, abril/2023, pág. 29), registrou um crescimento do setor atacadista em importância de ticket médio e volume de compras. Em termos nominais, o crescimento foi de 7,1% no último ano, com faturamento de R$ 308,4 bilhões.

 

O Grupo Asun pretende entrar com força e ser uma das principais no segmento de atacado com a sua nova marca: a Leve Mais Atacado. Em recente negociação com o grupo francês Carrefour, a empresa gaúcha adquiriu três lojas que já estão funcionando na Região Metropolitana de Porto Alegre e interior do estado — as unidades com a bandeira Asun Supermercados e Leve Mais Atacado inauguraram em dezembro de 2022.

 

Antonio Ortiz, presidente do Grupo Asun, avalia que o negócio com os franceses acrescentará 15% ao faturamento total da companhia em 2023 — cerca de R$ 215 milhões a mais. “A nova marca (Leve Mais Atacado) representará 25% das vendas de todo o Asun. Uma fatia considerável para o esforço que estamos fazendo para que nossa presença se consolide cada vez mais no mercado”, afirma Ortiz.


Negócios em alta no litoral

 

O presidente lembra ainda da robustez do grupo na região litorânea do Rio Grande do Sul. No período de maior intensidade do verão, as vendas aceleraram e o faturamento decolou. Em 2020/2021 as vendas atingiram R$ 271 milhões entre dezembro e fevereiro. Em 2021/2022, R$ 358 milhões. Já para 2022/2023, o Asun projeta faturar R$ 442 milhões. “Nossa segunda loja aberta foi no litoral gaúcho e aqui fincamos raízes. Estamos presentes nas principais praias, que hoje são cidades totalmente desenvolvidas e isso impulsiona para que as vendas nesta região se intensifiquem nesta época do ano”, avalia o executivo.

 

Faturamento expressivo e mais empregos

 

Com 40 lojas espalhadas pelo litoral gaúcho, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e interior, o Asun fechou 2022 com um faturamento de R$ 1,3 bilhão — ante o valor aproximado de R$ 1 bilhão de 2021.

 

Atualmente, o Grupo Asun conta com cerca de 4 mil funcionários e abriu mais 200 vagas nos três novos pontos. “Fizemos a recontratação de 300 pessoas que atuavam nas lojas Maxxi, que pertenciam ao Carrefour. Em cada unidade eram 100 funcionários e elevamos este número para 600”, destaca o presidente.

 

Fotos: Thales da Silva e Lourenço Marchesan

 

Redação SuperHiper


Veja também

Assaí lança novo aplicativo alinhado à estratégia phygital da companhia

Lançamento incorpora novas funcionalidades e aprimora a jornada do cliente, que integra lojas físicas, ofe...

Veja mais
Mercantil Atacado comemora 62 anos

Para celebrar o aniversário, rede realiza campanha para presentear clientes   Em comemoração...

Veja mais
Grupo Pereira irá contratar profissionais 50+

Campanha realizada de 1º a 7 de maio irá oferecer 2.500 vagas em todos os estados onde o Grupo atua, so...

Veja mais
Programa Jovem Aprendiz prepara estudantes para o mercado de trabalho

Bretas dá oportunidade para a primeira experiência profissional de jovens em formação  ...

Veja mais
Carrefour Brasil registra crescimento de 5,7% em vendas no 1º trimestre de 2023

Marcado por um ambiente desafiador, resultado foi impulsionado pela consolidação do Grupo BIG, totalizando...

Veja mais
Prezunic coleta garrafas de vidro para reciclagem com cashback para clientes

  Parceria da Cencosud com grupos Seiva e Heineken chega ao Rio com instalação de máquinas em...

Veja mais
Grupo Koch inaugura nova unidade do Komprão em Camboriú

Nova loja será inaugurada no dia 27 de abril, e amplia a atuação da rede no litoral do estado de Sa...

Veja mais
Atacadão inaugura mais uma loja no Rio de Janeiro

Rede de maior abrangência nacional inaugura sua 26ª loja no estado, resultado de conversão, e amplia s...

Veja mais
Com crescimento, atacarejos investem na fidelização dos clientes

Pesquisa feita pela NielsenIQ aponta que segmento representa 69% do mercado, e agora redes investem em inovaç&oti...

Veja mais