Supermercados mantêm cautela sobre uso de ChatGPT

Leia em 1min 30s

Executivos discutem o tema, mas limitações tecnológicas e de orçamento atrasam uso da Inteligência Artificial

 

O uso do ChatGPT vem ganhando força em toda parte – varejo incluído. No mínimo, por uma questão de curiosidade em relação ao potencial e às qualidades da ferramenta em diversas atividades, como o desenvolvimento de peças publicitárias ou em chatbots que conversem melhor com os clientes.

 

Dados da Incisiv e Wynshop mostram que, no varejo americano, 83% dos executivos de nível sênior de supermercados discutiram o assunto em reuniões no mês de maio – em fevereiro, esse índice era de 67%.

 

Entre discutir o assunto e efetivamente implementar soluções, porém, há uma distância considerável. Embora 82% dos varejistas entrevistados no estudo “State of Digital Grocery Performance Scorecard” tenham dito que o uso da Inteligência Artificial é essencial para que as empresas continuem a ser competitivas no futuro, apenas 74% estão incluindo recursos baseados em IA nas RFPs que colocam no mercado.

 

Os problemas aumentam quando 71% dos executivos de varejo afirmam que conseguir espaço no orçamento para ferramentas de IA é uma dificuldade, 69% apontam a questão de comprovar o desempenho da tecnologia e 63% têm limitações na infraestrutura.

 

O sinal é claro. “IA está claramente no foco dos executivos de supermercados, mas existe muita cautela em relação à adoção da tecnologia”, afirma Charlie Kaplan, Chief Revenue Officer da Wynshop. “O grande desafio está no fato de que os varejistas precisam contar com uma infraestrutura tecnológica confiável e prova de performance antes de comprometer uma parte de seus orçamentos limitados em IA”, acrescenta.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Jaú Serve inaugura 6ª loja na cidade de Jaú, SP

Além da diversidade de produtos, unidade também oferece aos clientes diversos serviços diferenciado...

Veja mais
Rede Supermarket inaugura primeira loja na Freguesia, Jacarepaguá

Gerando direta e indiretamente 150 empregos, a loja terá ofertas especiais nas primeiras semanas de abertura e de...

Veja mais
Grupo Bahamas faz parceria para desenvolvimento imobiliário e nova loja

Estrela Ubanidade foi a empresa escolhida para a aliança comercial   O Grupo Bahamas, reconhecido pela sua...

Veja mais
Cencosud investe R$ 27 milhões em duas novas lojas do Prezunic no Rio

Unidades em Laranjeiras e na Tijuca trazem inovação, sustentabilidade e produtos exclusivos   Com i...

Veja mais
Enxuto Supermercado abre sua primeira loja de proximidade em Itupeva

Condomínio Fazenda da Grama recebe 30ª loja da rede; a intenção é inaugurar mais 24 loj...

Veja mais
Comercial Zaffari e Stok Center expandem presença nas vendas on-line

Com aplicativo e entrega programada, grupo celebra a presença no ambiente digital oferecndo uma experiência...

Veja mais
Supermercado reduz altura de gôndola para atrair mais vendas

Grupo Unidasul reduziu altura de prateleiras da Macromix, em Canoas, para melhorar visualização de á...

Veja mais
Brasão Supermercados leva carrinho inteligente para a região Sul do Brasil

Tecnologia desenvolvida pela Nextop já está disponível nas unidades Chapecó e Fernando Macha...

Veja mais
GPA terá mudança na vice-presidência de Finanças a partir de julho

Guillaume Gras deixa a posição em 31 de julho, após a divulgação do balanço tr...

Veja mais