Supermercado reduz altura de gôndola para atrair mais vendas

Leia em 3min 10s

Grupo Unidasul reduziu altura de prateleiras da Macromix, em Canoas, para melhorar visualização de áreas da loja

 

Pensando na melhor experiência de compras para todos os consumidores, as redes de supermercados têm se esforçado para inovar no ponto de venda. A Macromix, atacarejo do Grupo Unidasul, quarta maior varejista do Rio Grande do Sul, têm mudado o layout das lojas para assegurar o melhor para os clientes.

 

A sequência das seções que compõem a loja também descreve uma lógica de consumo, que começa pelos perecíveis e tem a padaria na sequência. A loja também atender a um pedido de clientes. O mobiliário traz modificações que buscam melhorar a interação e visualização dos espaços pelos consumidores. Um detalhe que pode passar despercebido foi milimetricamente pensado: a altura das gôndolas foi mudada e, agora, têm 30 centímetros menos que o padrão de outras unidades, que têm 2,2 metros.

 

“É mais baixa para enxergar toda a operação. Isso dá um efeito muito bacana e gera mais conforto para transitar pelos ambientes”, aposta o diretor. “O cliente entra e consegue ter mais amplitude de loja, o que reforça a conveniência. Ele também consegue se dirigir mais rápido entre as seções”, afirma diretor de varejo do Unidasul, Robert Marks.


Na gôndola, outro detalhe pensado foi o tamanho da testeira, onde vai a etiqueta do preço da mercadoria. “Reduzimos três centímetros, passando de oito para cinco centímetros”, detalha Marks, citando que, mesmo com os ajustes de tamanho, a quantidade de produtos em exposição não foi alterada.

 

“São várias coisinhas que somadas fazem com que os clientes se sintam bem”, acredita o executivo. “Um cliente nos perguntou uma vez se tinha espumante gelado. Aqui tem”, revela.

 

A iluminação também foi mudada com o mesmo foco: facilitar e tornar mais confortável a passada do consumdior pela loja. “Estamos usando LED com luz amarela (mais quente) em vez de branca para gerar mais conforto tranquilidade. A branca agride mais os olhos”, compara Marks.

 

Além disso, a luz amarela realça mais os produtos e as cores da loja, que seguem tonalidades mais leves, sem preto e outras opções mais fortes, como o vermelho ou amarelo. Maks explica que foi feito um estudo detalhado para avaliar a iluminação. “Pesquisas apontam que este detalhe pode elevar 34% da decisão de compra”, cita o diretor.


Outra novidade é que os corredores e acessos não têm mais expositores promocionais, que podem dificultar os fluxos e acessos. “A ideia foi ter uma loja mais clean possível para a circulação”, pontua.

 

Conceito de loja reforça reposicionamento do Rissul

 

As mudanças não são apenas para deixar a loja mais bonita ou facilitar a vida dos clientes. O gerente de marketing do Unidasul, Rafael Lubini, comenta que a rede fez um reposicionamento para focar nas pessoas, tanto clientes como quadro de funcionários. “Nosso DNA são as pessoas. Vamos explorar mais a relação com a vizinhança para sempre entregar o melhor. Entregávamos um produto bom, mas com loja não tão boa”, contrasta o gerente. A nova loja é resultado de dois anos de estudos, diz Lubini.

 

Para os funcionários, foram criadas áreas de descanso, de olho no bem-estar das equipes, diz Lubini. Sobre as cores, com tons mais pastéis e madeira, servem para mostrar um “Rissul mais leve, deixando de lado uma comunicação mais agressiva”, compara o gerente de marketing. “Daqui para a frente, a identidade de loja é esta e é mais atemporal”, finaliza.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Brasão Supermercados leva carrinho inteligente para a região Sul do Brasil

Tecnologia desenvolvida pela Nextop já está disponível nas unidades Chapecó e Fernando Macha...

Veja mais
GPA terá mudança na vice-presidência de Finanças a partir de julho

Guillaume Gras deixa a posição em 31 de julho, após a divulgação do balanço tr...

Veja mais
Grupo ABC inaugura Atacarejo em Lavras, MG

Abertura faz parte dos planos de expansão do grupo, que busca maior presença e capilaridade no estado mine...

Veja mais
Super Muffato Hauer passa por retrofit e ganha nova proposta

Completa e com mais frescor, Grupo Muffato apresenta a loja reformulada em bairro nobre de Curitiba (PR), com novos seto...

Veja mais
Moniari expande rede e abre 9ª loja no município de Laguna

Com investimento de R$ 3 milhões, empreendimento abre as portas nesta sexta-feira, 9 de junho, gerando 100 empreg...

Veja mais
Coop realiza ação para o Dia dos Namorados

Promoções visam esquentar as vendas em algumas categorias como massas, queijos e vinhos   O Dia dos...

Veja mais
Bancos mostram interesse nas ações do Assaí

Com o fim das restrições, venda marcará saída definitiva de varejista francesa da companhia ...

Veja mais
Dia da Mundial da Segurança Alimentar foi lembrado pelos Supermercados Covabra

Cuidados com higiene e manipulação no ambiente de vendas são tão importantes quanto na orige...

Veja mais
Marca própria do Dia amplia portfólio com lançamento de paçoca

Com o mote “Seu doce predileto feito com afeto”, Dia aposta na brasilidade em novo produto   A marca ...

Veja mais