Cuidados com higiene e manipulação no ambiente de vendas são tão importantes quanto na origem do alimento e pautam os processos da rede
O Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado em 7 de junho desde 2019, foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção e inspirar ações pela prevenção, detecção e gerenciamento de riscos que podem ser transmitidos por alimentos. Segundo dado mundial divulgado no guia World Food Safety Day 2023, que leva o tema “Normas alimentares salvam vidas”, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), uma em cada dez pessoas fica doente por ingestão de comidas contaminadas.
Para a FAO, empresas ou lojas de alimentos também são responsáveis por manter os alimentos seguros para consumo, algo que o Covabra Supermercados leva a sério em todos os seus setores. “Começamos nosso processo com a escolha dos fornecedores, que devem seguir os padrões de segurança. Controlamos a data e a temperatura dos alimentos desde o momento em que chegam da transportadora e durante o processo de armazenamento. Toda a manipulação acontece em sala climatizada e em mesas separadas por tipo de produto ou espécie, como nos produtos de açougue: bovino, aves e suínos”, explica Moisés Carlos, especialista do açougue da rede de supermercados. Os produtos fracionados também recebem cuidados especiais: “todos possuem na etiqueta um código que nos permite rastrear e identificar os produtos, como, por exemplo, quem é o fornecedor”, completa Carlos.
No setor de frios a separação dos alimentos também é feita. “As máquinas da produção são separadas para cada tipo de produto: queijos, embutidos, aves, suínos e bovinos, impedindo a contaminação por produtos de diferentes tipos”, relata Manacés Manoel de Oliveira, gerente especialista de frios do Covabra. “Para seguir todos os procedimentos, os funcionários recebem capacitação de manipulação de alimentos, que frisa a importância da higiene pessoal, correta higienização das mãos, uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) e a importância da troca de luvas sempre que houver mudança de procedimento, além da correta higienização do setor, que deve ser feita em todos os turnos”, completa.
Rastreamento de Hortifruti
A rede Covabra Supermercados é pioneira do Estado de São Paulo a aderir ao RAMA (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos), criado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). “Com o RAMA, é possível acompanhar e valorizar o trabalho dos produtores rurais, o que ajuda a estimular as boas práticas agrícolas e garantir que os melhores vegetais cheguem à mesa dos consumidores”, explica Jean Felipe, gerente do setor de FLV (frutas, legumes e verduras) da rede de supermercados.
Por meio de um QR Code encontrado nas placas com informações sobre o produto, o cliente pode saber a origem, a data da colheita e todo o percurso do alimento. Os pilares do RAMA são rastreamento colaborativo, monitoramento de agrotóxicos, cobertura coletiva e política de correção, focando na origem dos alimentos no que se refere a contaminações, como resíduos de agrotóxicos, e fornecendo informações que auxiliam na seleção consciente de fornecedores.
“As práticas de controle desde o plantio até a distribuição, plantações compatíveis com o abastecimento da demanda do mercado, estocar da maneira correta e utilizar o mínimo de processos químicos nos produtos fazem parte da segurança alimentar”, frisa Juliana Porto, nutricionista responsável pela qualidade do Covabra Supermercados. “As falhas na segurança alimentar podem levar a graves contaminações nos alimentos, como riscos biológicos com o desenvolvimento de microrganismos que fazem mal à saúde”, completa.
Os cuidados com os alimentos devem ser seguidos nas residências, para manutenção da higiene e cuidados com contaminação. “Utilizar água potável, lavar bem as mãos com água e sabão, esfregando entre os dedos e punho, evitar o consumo de alimentos processados, e claro, manter a higiene e limpeza do local de preparo e dos utensílios utilizados”, finaliza Juliana.
Redação SuperHiper